A Polícia Militar do Distrito Federal divulgou, na manha desta sexta-feira (9/4), orientações de prevenção aos sequestros. A iniciativa da corporação ocorreu depois que a universitária Izabela Cristina Moreira, de 19 anos, foi vítima do crime na quarta-feira (7/4), em Taguatinga. A jovem foi abordada quando entrava em seu carro, um Celta preto, e liberada em Anápolis (GO).
Segundo o 1; tenente da PM, Silva Matos, em casos semelhantes ao de Izabela, a vítima deve tentar manter a calma. ;O mais importante é não se exaltar. Essa é uma situação de muita tensão e, algumas vezes, as ações são tomadas por impulso;, explica. Silva Matos orienta, ainda, sobre a importância de não fazer movimentos bruscos e não alterar o tom de voz. ;Com essas ações, o criminoso pode reagir violentamente. Por mais que seja um sequestro, o mais importante é que ninguém saia ferido;, conta.
Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em março de 2009 houve um pico no número de sequestros relâmpago, mas após campanhas de orientação esse número baixou. Em 2008 foram 60 casos contra 48 no ano passado. A SSP-DF ainda não informou os números deste ano.
Entenda o caso
Por volta das 15h de quarta-feira, Izabela saia da faculdade, no Pistão Sul, Taguatinga. A jovem chegou a entrar no carro, mas foi abordada por um homem. Segundo a 1; Delegacia de Polícia de Anápolis, onde a ocorrência foi registrada, a moça ainda tentou fechar o vidro do veículo, mas o homem a impediu.
De acordo com o delegado, Luiz Teixeira Chaves, a moça informou que o homem a retirou do banco do motorista, colocou um capuz e empurrou com violência para o banco de trás. Nesse momento, Izabela questionou sobre a causa do sequestro e, como resposta, o sequestrador a chamou pelo nome e disse que não iria acontecer nada com ela.
Algum tempo depois, o carro parou e outra pessoa entrou no veículo. ;A vítima contou que o carro parou por uma segunda vez, o capuz foi retirado e ela pode ver que estava na divisa entre o DF e o Goiás. Nesse momento, a Izabela viu o rosto do motorista mas, segundo ela, não o reconheceu;, explicou o delegado Chaves.
Os homens colocaram a vítima no porta-malas do carro e seguiram viagem. No interior do veículo, Izabela percebeu que estava com o celular no bolso da calça. Ela pegou o aparelho e falou com a mãe que acionou a Polícia Militar do DF. A menina conversou por cerca de 15 minutos com um soldado da corporação.
Após perceber que o carro havia parado pela terceira vez, Izabela notou que não havia ninguém no veículo. Por telefone, a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da PM orientou a moça para que tentasse abrir o porta-malas do carro. Ela conseguiu se libertar e percebeu que estava na BR-060, próximo ao posto de gasolina Cerrado, em Anápolis. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e resgatou a vítima.
Investigação
O delegado Luiz explicou que a ocorrência foi registrada em Anápolis e o carro de Izabela ainda está apreendido na delegacia. O veículo será levado para o DF, onde passará pela análise de peritos. ;A 21; Delegacia de Polícia (Areal/Taguatinga Sul) será responsável pela investigação do caso. Como o fato ocorreu no DF deverá ser apurado por eles;, contou Luiz.