A barragem de Santa Maria atingiu a capacidade máxima depois de três anos na segunda-feira. As intensas chuvas dos últimos meses e a recuperação de alguns vazamentos da Barragem do Torto ; que compõe o Sistema Santa Maria/Torto ; resultaram no pleno aproveitamento da represa. O transbordamento deve garantir o abastecimento de água potável de 25% da população do Distrito Federal, ou seja, cerca de 640 mil pessoas durante todo o período de estiagem das chuvas.
Moradores do Plano Piloto, do Jardim Botânico, do Varjão, do Itapoã e do Paranoá recebem água do sistema Santa Maria/Torto. O restante do DF é abastecido pela Barragem do Rio Descoberto (65%) e pelo Pipiripau (3%). Este fornece a Sobradinho, Planaltina e a 22 pequenas captações. O rebaixamento do nível da Barragem de Santa Maria que seguia desde 2008 foi causado por obras de recuperação de ampliação da Estação de Tratamento de Água (Eta). Mas o funcionamento de algumas unidades de tratamento ajudou na recuperação do nível da barragem de Santa Maria.
;A capacidade plena atingida traz tranquilidade em relação ao período de seca que o Distrito Federal enfrentará nos próximos meses. Assim, os riscos de um desabastecimento, por exemplo, é bem menor;, explicou a superintendente de Produção da Água da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Tânia Bailão. Para que a barragem vertesse, técnicos da Caesb tiveram que reduzir a capacidade de retirada da represa. ;Agora, o transbordamento evita, por exemplo, que seja preciso voltar a restringir a oferta de água da barragem ou que tenhamos que usar outros mananciais;, completou. A vazão média produzida em 2009 pelo sistema foi de 1.861 litros por segundo.
49 anos
A barragem de Santa Maria fica ao norte do DF, a pouco mais de 15km da Rodoviária do Plano Piloto. Ela foi construída em 1961 com um espelho d;água de 6 quilômetros quadrados. O manancial quase não perdeu volume e extensão nos últimos anos, tendo atualmente 5,9 quilômetros quadrados. O fato de estar localizada na área do Parque Nacional de Brasília torna a represa mais protegida em razão da vegetação existente ao seu redor. Na época da seca, uma das preocupações são as queimadas que podem destruir a mata e prejudicar o lençol freático com o escoamento de água pelo solo. O lixão da Estrutural também preocupa. Estudos têm sido feitos para avaliar se o chorume estaria contaminando os lençóis freáticos próximos à bacia de Santa Maria, o que pode comprometer a qualidade da água, que é considerada uma das mais limpas do DF.
O longo processo de destruição que atinge os mananciais hídricos do DF e o crescimento populacional têm feito a Caesb estudar como buscar água em locais mais distantes ou acessíveis. Em outubro passado, a companhia anunciou que, para 2011, o Lago Paranoá terá a função de fornecer água a 500 mil pessoas. Esta seria uma alternativa, diante do risco iminente de faltar água no DF, sobretudo no período de estiagem. A procura por recursos hídricos em outros lugares pode afetar o bolso do brasiliense. Quanto mais distante o manancial, maior é o custo operacional da Caesb, que acaba repassando os valores aos consumidores.
TÉCNICO DA CEB VOLTAM AO TRABALHO
Os técnicos de manutenção da Companhia Energética de Brasília (CEB) decidiram retomar às atividades a partir de hoje, após greve iniciada na segunda-feira. Os 96 trabalhadores exigiam a manutenção da jornada de trabalho diária reduzida de seis horas, conquistada em acordo. A CEB, por sua vez, queria fazer a categoria retornar à carga horária de oito horas, prevista na lei de criação da estatal. Depois de negociar com a diretoria da empresa ontem, os técnicos aceitaram a proposta de manutenção de 36 profissionais no regime de 6h diárias até 31 de outubro, data de negociação da data-base do grupo. O restante dos funcionários trabalhará em escalas de até 12h em esquema de revezamento. A mesma oferta havia sido recusada nas negociações desta terça-feira.
Variação
As temperaturas da semana
Segunda
Mínima: 18;C
Máxima: 27;C
Terça
Mínima: 19;C
Máxima: 25;C
Quarta
Mínima: 17;C
Máxima: 24;C
Quinta
Mínima: 13,6;C
Máxima: 25;C
PREVISÃO
Hoje
Mínima: 12;C
Máxima: 25;C
Fonte: Inmet
Madrugada mais gelada
As chuvas que castigaram os moradores do Distrito Federal deram lugar a uma onda repentina de frio. A madrugada de ontem registrou a menor temperatura do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), os termômetros marcaram 13,6;C perto do horário em que o dia amanheceu. Uma forte massa de ar polar afastou a frente fria que pairava pelo céu da cidade. Considerado natural, o processo inibe a ocorrência de precipitações atmosféricas, mas traz ventos gelados. Especialistas acreditam que a madrugada de hoje tenha batido o recorde e alcançado 12;C.
Os índices permanecem normais para o outono, que começou no fim de março. Mesmo assim, estão mais baixos do que o observado em anos anteriores. Segundo o meteorologista André Madeira, da Climatempo, a menor temperatura de abril de 2009 chegou a 14,4;C, no fim do mês. ;O frio veio mais tarde no ano passado, mas não significa que 2010 está mais gelado;, explica. ;O fenômeno é completamente natural na estação em que estamos.; Madeira acrescenta que a massa de ar polar tem intensidade moderada e entrou no país pela Região Sul.
Temperaturas ainda mais baixas devem vir nos meses seguintes. ;O inverno vai ser rigoroso;, avisa o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do InMet. A assistente administrativa Flávia Soares, 26 anos, começou a sentir os efeitos da baixa temperatura. Na madrugada de ontem, a moradora do Setor O saiu às 5h30 da cidade e embarcou num coletivo em direção à Asa Norte, onde trabalha. ;O vento estava gelado, enquanto eu esperava o ônibus;, contou. A hora do banho é ainda mais difícil. ;Com esse frio, a água demora muito a esquentar;, disse.