Jornal Correio Braziliense

Cidades

Movimento 'Intervenção Já' dá abraço simbólico no STF

Cerca de 300 pessoas se reuniram no início da noite desta quarta-feira (7/4) com a intenção de se manifestar a favor da intervenção no Distrito Federal. O encontro foi marcado por integrantes do movimento "Intervenção Já", que esperavam 200 pessoas para um abraço simbólico no Supremo Tribunal Federal (STF).

[SAIBAMAIS]Por volta das 17h30 havia cerca de 70 pessoas. Uma hora depois o movimento aumentou e às 19h já havia 300 manifestantes. Muitas faixas e velas completaram o cenário de revolta contra a política do DF. Segundo um dos colaboradores, o bancário Marcelo Ottoni Nepomuceno, 30 anos, o movimento é pacífico, mas um início de tumulto foi registrado. "Três integrantes do PT tentaram invadir o local e acabar com a imagem do movimento, que é totalmente pacífico. Aqui não temos a intenção de promover ninguém, somos cidadão comuns, que lutam pela intervenção", afirmou.

O abraço não aconteceu. "Havia uma grade, então fizemos um círculo para simbolizar esse abraço. O encontro valeu", disse Marcelo. Segundo ele, o grande caráter é de mobilização virtual, com ações práticas. "Ou seja, redes atuando de forma colaborativa de ações continuas. Usamos a internet como forma de interação e não tem hierarquia, todas as pessoas podem participar", garantiu. O grupo tem até uma página na internet, www.intervencaoja.ning.com.

De acordo com Marcelo, o movimento se originou de "cidadãos indignados com a política local e favoráveis à intervenção". Segundo ele, esse foi o primeiro encontro do grupo, que entregou um documento protocolado a favor da intervenção. "A gente realmente espera que isso aonteca e que a população se manifeste. A Câmara Legislativa quer eleger um novo governador, mas a população nao quer isso", afirmou Marcelo.