Jornal Correio Braziliense

Cidades

Blitzes educativas conscientizam a população sobre importância da faixa de pedestres

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) registrou no último ano 12 atropelamentos fatais em faixas de pedestres de todo o DF. De acordo com pesquisa do órgão, a região administrativa do DF em que mais ocorreram os acidentes é o Gama - onde morreram quatro dessas 12 pessoas.

Para alcançar diretamente os moradores da cidade, duas equipes do Detran fizeram, na manhã desta terça (7/4), uma blitz educativa em frente à Administração Regional. Entre as 9h e as 10h, motoristas e pedestres receberam canetas, bonés e folhetos com orientações sobre as formas mais seguras de atravessar as vias na faixa.

[SAIBAMAIS]Comemoração
O Detran promove atividades como esta em todo o mês de abril - em que se comemoram os 13 anos de implantação da lei da faixa de pedestres em Brasília. As ações educativas passarão ainda por Ceilândia, no dia 15 de abril, e Taguatinga, na última quarta-feira do mês (28/4), das 9h às 11h.

Palestras em escolas e em outras instituições públicas e privadas do DF também fazem parte da programação. Nas empresas, elas começam a ser ministradas nesta quinta-feira (8/4), e a partir da próxima segunda (12/4), é a vez das escolas. Haverá exibição de filmes, além de bate-papos com especialistas em segurança no trânsito.

Cuidados para evitar acidentes

Algumas ações podem parecer simples, mas são fundamentais evitar acidentes. Aos pedestres, o Detran recomenda sempre olhar para os dois lados da via, e dar o sinal da vida - estender os braços e balançar para cima e para baixo - para alertar o motorista. A travessia deve começar apenas quando os carros estiverem parados.

Na maioria das vias há placas indicando a existência de uma faixa de pedestre. Ao ver a sinalização, o motorista deve diminuir a velocidade. Os condutores devem também evitar ações que tiram a atenção no trânsito, como falar ao celular enquanto dirige.