Começou nesta segunda-feira (5/4), na UPIS - Faculdades Integradas, na 912 sul, a exposição "Brasília, postais e poesias". A exposição reunirá trabalhos nas áreas da artes plásticas e literatura, de 40 estudantes superdotados, com idade entre 5 e 17 anos. A mostra é realizada pela faculdade em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e pode ser visitada até o dia 23, das 8h as 17h.
O objetivo do evento é homenagear os 50 anos da capital apresentando personalidades, monumentos e poesias. Estes jovens com altas habilidades (superdotação) são atendidos em Sala de Recursos do Centro de Ensino Médio Elefante Branco e da própria UPIS, que também oferece atendimento especializado aos estudantes da 7; série ao 3; ano do Ensino Médio, por meio do Termo de Cooperação Técnica estabelecido entre a instituição e a SEDF.
A ideia de retratar Brasília por meio de desenhos e poesias surgiu em 2007. As professoras-tutoras do Atendimento Especializado ao Estudante com superdotação Maria Zuleide Vieira de Sousa e Maria Aparecida Alves explicam que os alunos questionaram a respeito da corrupção na política. Desde então, foi proposto um passeio pela história da cidade. Os estudantes visitaram os principais monumentos de Brasília, tiveram aulas no Instituto Histórico e Geográfico e, além disso, conversaram com pessoas que acompanharam os primeiros anos da capital do páis.
Com mais esse conhecimento, a criatividade dos jovens talentos foi transportada para o papel. Agora os resultados estão disponíveis ao público.