Jornal Correio Braziliense

Cidades

Crianças e adolescentes de Planaltina fazem sua parte contra a dengue

Para ajudar a combater o mosquito da dengue, 20 crianças e adolescentes fizeram sua parte na cidade onde vivem, no bairro Estância Planaltina, em Planaltina. Neste sábado (3/4) eles andaram pela cidade, alertando moradores sobre como prevenir a doença. Com idades entre 8 e 15 anos, o grupo faz parte do projeto Esporte e Lazer da cidade, ligado ao Ministério do Esporte.

Nos últimos dois meses, três dos garotos contraíram a doença. A partir daí, o monitor Maurício Galdino, 39 anos, teve a ideia para a ação social. "A gente está fazendo a nossa parte, já que as autoridades públicas não vêm até aqui", disse. As crianças percorreram as ruas, batendo de porta em porta, abordando as pessoas nas paradas de onibus e bares, orientando cada uma delas. No bairro vivem cerca de 900 famílias e as ruas não têm asfalto, o que facilita a formação de poças d;água no período chuvoso.

Samir Igor Ribeiro, 14 anos, morador do bairro, contraiu a doença há cerca de um mês. O adolescente contou que sentiu muita dor no corpo, principlamente nos olhos e cabeça. Foi uma semana de repouso até se recuperar. "Por isso estou fazendo minha parte. Dói muito, não desejo isso para ninguém", garantiu.