Jornal Correio Braziliense

Cidades

UCB abrigará maior centro de pesquisas em sequenciamento genético do Brasil

A próxima quarta-feira (31/3) pode se tornar um marco para parte da comunidade científica brasileira. O dia marca a inauguração do Centro de Genômica de Alto Desempenho do Distrito Federal (Genômica-DF), que funcionará no Campus II da Universidade Católica de Brasília (UCB), localizado na SGAN 916, AV. W5 Norte.

O Centro conta com a parceria de pesquisadores de várias instituições - UCB, Universidade de Brasília (UnB), dois núcleos da Empresa Brasileira de pesquisas Agropecuárias (Embrapa), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Agroenergia, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Laboratório Central de Saúde do Distrito Federal (Lacen-DF) ; além do financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). A inauguração acontece às 16h, no auditório do próprio Campus II.

O projeto

A equipe gestora, composta por 10 membros ligados às instituições parceiras, já sequenciou, durante a fase de testes de um dos equipamentos principais, os primeiros genomas (conjunto total de genes de um indivíduo) no Brasil de eucalipto, de duas variedades de arroz tolerantes à seca e da bactéria do Cerrado, o Paenibacillus ourofinensis.

Segundo a assessoria da UCB, as pesquisas do local podem ajudar na melhoria genética de produtos agrícolas, além de desenvolvimento de medicamentos. Em um período de 8 dias, foram sequenciados 15 bilhões de genes, quantidade equivalente a cinco vezes à do genoma humano.

De acordo com o coordenador do Genômica-DF, Dário Grattapaglia, a iniciativa planeja abranger não só pesquisas ligadas às instituições parceiras, mas também de outros cientistas por todo o Brasil. ;Já existe o planejamento para cerca de 25 projetos utilizarem a estrutura do centro, sendo que participam de cinco a 10 pessoas em cada. Isso significa que dezenas, ou até centenas de pesquisadores participarão só nesses projetos;, afirma Grattapaglia, que também é pesquisador da Embrapa e professor da UCB.

Para ele, o grande diferencial desse novo centro de pesquisas em sequenciamento genético, será a presença de, além de outros equipamentos acessórios e da infraestrutura laboratorial, dois equipamentos ainda não presentes em nenhum outro laboratório do gênero na América do Sul: o Genome Analyzer da Illumina e o 454 Titanium da Roche (ainda não instalado). Isso tornaria o Genômica-DF o maior do Brasil na área, o que daria maior importância à inauguração, como destaca Grattapaglia. ;Fundamental, pois coloca a área de ciências da vida do Distrito Federal em um patamar de igualdade com os grandes centros do mesmo gênero do mundo;, diz.