Nesta segunda-feira (29/3), o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) retomou os trabalhos referentes à Operação Semana Santa (ação com intuito de fiscalizar produtos característicos da Páscoa, como pescados e ovos de chocolate). A fiscalização, que ocorreu das 9h às 16h, aconteceu em dez supermercados espalhados pelas cidades de São Sebastião (três), Paranoá (cinco) e Itapoã (dois).
Ao todo, os fiscais, divididos em duas equipes de três pessoas, autuaram seis estabelecimentos: três mercados no Paranoá, dois pela infração de ausência de preço e um devido a um abuso de indigência mínima de 5 reais para utilização de cartão de crédito ou débito, o que é ilegal. Em São Sebastião, dois estabelecimentos foram autuados, um por falta de leitor ótico e outro em função de exigência de tempo de conta (um ano) para aceitar cheque. Já no Itapoã, um mercado foi autuado por ausência de preço.
Segundo a presidente do Procon-DF, Ildecir Amorim, todos os autuados têm um prazo de 10 dias para apresentarem uma defesa escrita.
A operação segue até quarta-feira (31) em diferentes locais, ainda não divulgados. De acordo com Ildecir, os lugares de fiscalização são pautados pela quantidade de denúncias recebidas pelo 151, número do Procon-DF.