Juliana Boechat
postado em 27/03/2010 07:36
Ao idealizar Brasília, há 50 anos, o urbanista Lucio Costa pensou nos mínimos detalhes. Para as superquadras(1), que compõem as asas Norte e Sul, fixou a altura dos prédios, o tamanho da área ocupada e a composição de cada uma. Entre essas peculiaridades está o cinturão verde, formado por duas fileiras de árvores nativas do cerrado, que define o espaço de cada 100, 200, 300 e 400. Para Lucio Costa, o artifício protege os moradores de ruídos externos, melhora o microclima da região e torna a superquadra um local agradável para a convivência e prática de esportes. A Novacap identificou que as quadras mais novas não contavam com a faixa verde. O órgão utilizou, então, o programa de arborização realizado anualmente para completar as cercas vivas em todo o Plano Piloto. Esta parte do trabalho acaba hoje.Após um levantamento, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap percebeu que as quadras mais recentes apresentavam as maiores falhas do cinturão. Só na Asa Norte, funcionários do órgão passaram pela 212, 213, 214, 215, 114, 113, 112 e 109. Em dois dias, foram plantadas 325 mudas. Entre as árvores escolhidas estão o ipê ; de várias cores ; e o pombeiro. Estas espécies demoram de cinco a 10 anos para crescer. Segundo a legislação e a vontade de Lucio Costa, as fileiras de árvore devem ocupar 20 metros de largura de cada lado das calçadas que contornam as quadras (veja arte). ;Estão previstas, no mínimo, duas fileiras. Se o espaço for maior, é possível plantar mais árvores;, explicou Raimundo Cordeiro, chefe da Divisão de Implantação de Áreas Verdes do DPJ.
Benefícios
A arquiteta e urbanista do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal Vera Ramos defende o plano urbanístico de Lucio Costa. Ela explicou que, desde 1990, as áreas verdes das superquadras novas estão sendo ocupadas com palmeiras e coqueiros, plantados pelas construtoras dos prédios. ;Estas árvores não trazem os mesmos benefícios que as nativas. A árvore armazena água, limpa o ar. É benéfica de várias formas;, disse. Do alto, Vera garante que é possível identificar as quadras sem o contorno verde. ;O miolo da Asa Norte, que contém as quadras mais novas e modernas, não tem o cinturão.;
O chefe da DPJ, Rômulo Ervilha, retoma o conceito de Lucio Costa para explicar a importância do trabalho da Novacap: ;Brasília é uma cidade-parque. A ideia é que, do alto, seja possível ver as cúpulas das árvores e, do meio delas, o concreto dos prédios;. Nesta virada de ano, foram plantadas pela Novacap 150 mil mudas em todo o DF.
1 - Conceito
Todas as superquadras seguem o mesmo padrão. Os prédios devem respeitar a altura máxima de seis pavimentos e os pilotis devem ser livres para a passagem de pedestres. Cada quadra deve contar apenas com uma entrada e saída e conter o cinturão verde com árvores nativas da região. Deve haver muitas calçadas. E a cada duas quadras, uma rua de comércio, para reunir serviços essenciais para a população.
Para saber mais
É preciso ter autorização
Para remover ou plantar uma árvore em área pública ou privada é necessária a autorização da Novacap. A solicitação pode ser feita pelo telefone 156. Antes de plantar uma muda em alguma área verde de Brasília, um engenheiro florestal do órgão analisará se o local está preparado para receber a planta e se a espécie conseguirá se adaptar à região. Antes de retirar qualquer árvore, especialistas analisarão se há perigo de queda, se ela afeta estações subterrâneas da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), se prejudica a saúde de algum morador ou ainda se a planta está comprometida. (JB)