Servidores da Saúde fazem manifestação nesta quinta-feira (25/3) em frente ao Palácio do Buriti e ameaçam entrar em greve a partir da próxima segunda (29/3). A categoria reinvindica pagamento retroativo da quarta parcela - correspondente a 35% - da Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa (GATA) referente a outubro e novembro de 2009.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde/DF) estima que entre 100 e 200 pessoas participem do movimento. Segundo o presidente temporário do Sindicato, Elias Lopes, o pagamento do retroativo depende de um decreto assinado pelo governador em exercício do Distrito Federal, Wilson Lima (PR).
De acordo com Lopes, as reinvindações são feitas desde outubro de 2009. Todos os servidores em cargos de nível médio têm direito a gratificação mensal de 235% da GATA. Esta porcentagem foi dividida em seis vezes, mas falta o pagamento de três parcelas. Para Lopes, o que falta é boa vontade do governante. "Desde o início das negociações, três pessoas já governaram o DF. E nenhum deles deu a devida importância para nós", reclama.
A reportagem do correiobraziliense.com.br entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretária de Saúde, mas o órgão afirmou que se pronunciará sobre o assunto somente após o término da assembleia do SindSaúde.
Reivindicações
- Pagamento do retroativo de 35% da GATA;
- Pagamento do vale-transporte;
- Reajuste do auxílio-alimentação;
- Antecipação da duas últimas parcelas do pagamento retroativo da GATA;
- Regulamentação do regime jurídico do agente comunitário de saúde e agente de vigilândia ambiental.
Aguarde mais informações