Agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) notificaram 18 veículos em blitzes realizadas na manhã desta quarta-feira (24/3). Desses, 14 foram autuados pela Operação Motos, no Setor Militar Urbano, e três por uma fiscalização a escolares, no Gama. A ação, nos dois locais, ocorreu das 6h30 às 8h30.
Durante a Operação Motos, três condutores foram autuados por dirigirem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e quatro por transitarem sem a documentação. Outros sete motociclistas foram autuados por não terem licença para dirigir. Do total, três motos foram levadas para o Depósito do Detran.
Segundo o chefe do Núcleo de Policiamento do Detran, Francisco Saraiva, muitos motociclistas dirigem sem habilitação, o que representa um fator de risco para a sociedade. ;A intenção dessas blitz é confiscar aqueles que dirigem sem permissão, na tentativa de evitar acidentes de trânsito;, ressalta.
Escolares
Os três carros notificados pela Operação Escolar tiveram os documentos retidos. De acordo com Saraiva, a apreensão se deu por conta de infrações diversas, como extintor de incêndio vazio e pneu careca. Embora tenham tido a documentação retida, os motoristas não foram multados. Os documentos serão devolvidos assim que os condutores realizarem vistorias e regularizarem essas pendências junto ao órgão.
De acordo com Francisco Saraiva, o principal objetivo dessa blitz é retirar das ruas os veículos que não estão aptos para conduzir escolares, ou seja, em estado de conservação ruim e com sem a documentação em dia. "É importante que esses motoristas fiquem atentos com os veículos, façam vistorias e tenham a documentação em dia", ressalta.
A punição para quem é flagrado dirigindo sem documentação e sem a CNH é de 7 pontos na carteira, considerada infração gravíssima.