Policiais Militares do DF apreenderam 129 animais silvestres na manhã de domingo (21/3) na Operação Natureza. Realizada no Dia Mundial da Floresta, a ação teve o objetivo de proteger o meio ambiente.
Entre as espécies apreendidas, havia trincaferros, coleirinhas, papagaios e algumas ameaçadas de extinção, como o bicudo e o chechel. Alguns dos animais tinham sinais de maus tratos, como um filhote de jabuti preso em uma pequena caixa fechada e um papagaio que ficou cego. Todos são da região Nordeste, principalmente da Bahia.
A ação envolveu cerca de 55 policiais militares do 11; Batalhão, unidade responsável pelo policiamento em Samambaia, e da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), além de quatro agentes do Ibama. As apreensões ocorreram nas casas dos criminosos. Os valores de venda desses animais variam de R$ 150 a R$ 5 mil.
Ao todo, 10 pessoas foram presas, entre caçadores, comerciantes, feirantes e criadores. Eles serão autuados por crimes ambientais e responderão por receptação e tráfico de animais silvestres. A pena varia de seis meses a um ano, além de multa.
O serviço de inteligência do Batalhão de Samambaia monitorou durante três meses os locais onde os animais estavam e constatou a atuação de comerciantes ilegais nas feiras clandestinas e também em residências.
Os bichos resgatados foram conduzidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e depois devem ser devolvidos à natureza.