Ao atender a uma ocorrência de ameaça no fim da tarde deste domingo (21/3), no Guará, policiais militares recuperaram um veículo roubado em janeiro na Asa Norte e apreenderam uma pistola calbibre .40 tão moderna que nem mesmo a PM do Distrito Federal tem no seu arsenal.
Tudo começou por volta das 17h. A mãe e a namorada de um adolescente denunciaram no 6º Batalhão que o jovem foi ameaçado por quatro homens que estavam em um Megane de cor escura. Duas viaturas da PM -- uma delas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) que fazia a seguranca em jogo no Cave-- saiu em diligência em busca dos suspeitos.
O veículo foi encontrado no estacionamento da Feira do Guará, próximo à estação do metro. O capô ainda estava quente e, ao olhar através do vidro, o primeiro sargento Laercio Freitas da Silva, do Bope, viu um cigarro de maconha sobre o banco do passageiro. A poucos metros dali, os policiais de outra viatura faziam a revista de quatro homens que, a princípio, negaram ser donos do carro, mas um deles foi reconhecido pelo adolescente como autor das ameaças. "Me lembrei que o Megane não tem chave, mas um cartão. E o cartão estava no chão, perto de um dos suspeitos. Quando abrimos o carro, encontramos a pistola .40, um revólver calibre .38 de fabrição americana carregado com cinco munições e outras três avulsas e uma trouxinha, aparentemente, de cocaína. Tambem tinha dois carregadores da .40, um com 11 munições e outro com 10", relatou o sargento Laercio. O compensador de gases da pistola .40 são uns furinhos no cano que melhoram a precisão do tiro.
Os quatro foram levados para a delegacia. Um deles era menor e, segundo o sargento Laercio fez questão de enfatizar, já tinha oito passagem pela polícia, uma delas por roubo. O condutor do carro foi identificado como soldado da Aeronautica e foi autuado por receptação de veículo roubado. O carro tinha placa clonada. O dono do veículo foi localizado pela polícia e contou já ter sido ressarcido pelo seguro. O caso é investigado na 4ª Delegacia de Polícia do Guará.