Jornal Correio Braziliense

Cidades

Idosos recebem carteiras de passe livre interestadual

Cerca de 400 idosos do Distrito Federal receberão a carteirinha de passe livre para viagens interestaduais na tarde desta sexta-feira (19/3). A entrega do documento aos contemplados ocorre no Centro de Treinamento e Capacitação (CTE) do Guará.

O benefício é previsto no Estatuto do Idoso e emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). De acordo com o órgão, mais de seis mil idosos já foram beneficiados no DF.

Como solicitar
Para adquirir a carteira de passe livre interestadual, o solicitante deve ter mais de 60 anos e renda máxima de dois salários mínimos. Os idosos que se encaixarem nessas exigências podem se dirigir a uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). É preciso levar os documentos pessoais e comprovante de renda.

Após confirmada a veracidade das informações apresentadas, o idoso recebe a carteirinha em um prazo de 30 dias. De acordo com a Sedest, existem mais de 100 carteiras de passe livre que não foram entregues aos donos. Os beneficiados acabam esquecendo de retirar o documento e não são localizados pela secretaria.

O benefício pode ser usado no transporte rodoviário, ferroviário e até aquaviário interestadual. A cada viagem, duas vagas devem ser reservadas para a terceira idade. Caso as duas vagas já estejam preenchidas, os idosos terão desconto de 50% no valor da passagem.