O advogado Nélio Machado, responsável pela defesa do governador cassado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, disse hoje (18) que não há justificativas para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decida pela transferência do seu cliente para o Complexo Penitenciário da Papuda. Segundo ele, essa seria uma atitude com requinte de crueldade. O advogado confirmou que pretende usar a saúde de Arruda como argumento para conseguir a prisão domiciliar dele.
;Não há justificativas [para que Arruda seja encaminhado à Papuda], a não ser que isso faça parte de um saco de maldades com requinte de crueldade;, disse em entrevista à Agência Brasil. ;Não acredito que o procurador-geral da república [Roberto Gurgel] vá fazer isso;, completou.
Machado destacou que usou a saúde do governador e a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para argumentar que a prisão é desnecessária.
;O quadro de saúde dele é real. Eu não pretendia pedir sua prisão domiciliar [sob esse pretexto]. Mas depois de tomar conhecimento sobre os seus problemas de saúde julgamos necessário oferecer pedido alternativo ao tribunal, para que ele possa ter sua recuperação em um ambiente mais adequado;, afirmou.
O advogado disse ainda que teve acesso a exames realizados pelo ex-governador há um ano mostrando que ele não apresentava problema arterial. ;Ele agora fará outros exames para definir a extensão das medidas que serão tomadas.;
Arruda está em repouso no Hospital das Forças Armadas, depois ter sido submetido a um cateterismo no início da manhã. Segundo a Polícia Federal, se não surgirem problemas, ele retornará ainda hoje à superintendência do órgão, onde está preso desde o dia 11 de fevereiro.