Durante a Operação Impacto, realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal entre a noite desta sexta-feira (12/3) e a madrugada deste sábado (13/3), 53 pessoas foram encaminhadas à delegacia. Ao todo, nove foram presos em flagrante e três, em cumprimento de mandados de prisão. Outros 41 detidos assinaram Termos Circunstanciados por crimes considerados menos graves, como uso e porte de drogas. Além disso, 15 menores foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
De acordo com o diretor-adjunto da PCDF, Adval Cardoso de Matos, a ação foi positiva. "O resultado prático é que, certamente, trazemos mais tranquilidade para a população com esse trabalho. Nossa intenção é fazer com que a polícia exerça sua atividade fim: combater a criminalidade".
As 140 equipes que trabalharam na operação realizaram abordagens em veículos, bares e restaurantes. Santa Maria, Ceilândia, Planaltina e Paranoá foram as cidades em que mais ocorreram mais apreensões. No total, houve registro de 51 ocorrências e apreensão de três armas de fogo, porções de crack, cocaína e maconha. Adval de Matos afirma que muitos, dentre os detidos, já tinham passagem pela polícia. A ação, destaca ainda o delegado, transcorreu sem imprevistos, como troca de tiros.
Essa é a segunda Operação Impacto realizada este ano. A primeira edição, em 26 de fevereiro, resultou na prisão de 70 pessoas ; 55 assinaram Termos Circunstanciados, outras dez foram presas em razão de mandado de prisão e cinco, em flagrante. Doze menores também foram encaminhados à DCA