Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação Bancos termina nesta sexta-feira

Quem costuma reclamar por enfrentar filas demoradas nas agências bancárias do Distrito Federal está tendo suas reivindicações atendidas. Trata-se da Operação Bancos, organizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/DF) para vistoriar o descaso com a Lei da Fila. A ação termina nesta sexta-feira (12/3).

Desde o primeiro dia, a operação visitou 27 agências nas cidades de Taguatinga, Samambaia, Núcleo Bandeirante, SIA, Guará, Setor Comercial Sul, Asa Norte, Asa Sul e Lago Sul. Dessas, 19 agências bancárias foram autuadas. De acordo com a presidente do Procon/DF, Ildecer Amorim, as mais autuadas foram as do Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Taguatinga foi a cidade com o maior número de autuações.

Segundo a presidente, a Lei da Fila não proíbe apenas a questão do tempo de espera, mas determina que todas as agências tenham sistema de senha e um cartaz visível informando sobre a lei, tempo máximo e o telefone do Procon. "As agências também foram autuadas por desobedecerem a esses dois aspectos", explica.

Resultado

Os consumidores ficaram satisfeitos com a atuação do órgão. Para Ildecer Amorim, a operação irá beneficiar a população. "Muitos bancos já estão procurando o Procon para agendar reuniões para discutir formas de resolver o problema da fila.


Das 12h às 16h, fiscais do Procon/DF irão visitar agências bancárias do Sudoeste, Setor Comercial Sul, Asa Sul, Sobradinho e Planaltina.

Após serem autuados, os bancos tem o prazo de dez dias para apresentar argumentos ao Procon que justifiquem as falhas. Caso não consigam convencer, podem ser multados, com valores entre R$ 212 a R$ 3,1 milhões.