A Operação Bancos, responsável pela fiscalização das agências bancárias sobre a "Lei da Fila", continua nesta quarta-feira (10/3). Fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) iniciam a ação em todas as agências do Distrito Federal, a partir das 12h. O objetivo é vistoriar o descaso com a lei nas principais agências bancárias da cidade.
Na primeira visita que ocorreu nesta terça-feira (9/3), foram autuadas seis agências (Caixa Econômica, Unibanco e Banco do Brasil). As notificações aconteceram após ser constatado que os estabelecimentos não cumpriram a lei distrital, que limita um tempo máximo de espera aos clientes (20 minutos em dias normais e 30 em dias de pagamento de salários e vésperas de feriado). [SAIBAMAIS]
Após serem autuados, os bancos tem o prazo de dez dias para apresentar argumentos ao Procon que justifiquem as falhas. Caso não consigam convencer, podem ser multados, com valores entre R$ 212 a R$ 3,1 milhões. A Operação Bancos segue até sexta-feira (12/3).