Jornal Correio Braziliense

Cidades

Agentes de Vigilância Ambiental estão em estado de greve

[SAIBAMAIS]Em assembleia na tarde desta quinta-feira (4/3), os agentes de Vigilância Ambiental deliberaram pelo estado de greve. Isto significa que a categoria permanecerá mobilizada até a realização da próxima assembleia ; na próxima quinta-feira (11/3), às 10h, em frente ao Palácio do Buriti.

Segundo o agente de Vigilância Ambiental e representante do SindSaúde, Wagner Luiz de Araújo Rosa, a categoria vai iniciar greve caso não recebe uma proposta do governo até a próxima reunião. "Infelizmente se o governo não se manifestar faremos a greve", disse.

Os agentes estão reinvindicando a contratação de novos profissionais por concurso, melhores condições de trabalho e a redução da carga horária de 40h para 30h semanais. "Também queremos receber o mesmo salário dos servidores da secretaria de saúde, já que, em média, um agente da vigilância recebe R$ 1 mil, enquanto os outros servidores da secretaria ganham R$ 2.400", explica.

Entre outras atividades, os servidores da vigilância são responsáveis pela inspeção de casas e combate ao mosquito da dengue. De acordo Wagner Luiz, caso tivessem mais agentes trabalhando a epidemia de dengue poderia estar mais controlada. "Em média um agente visita 25 casas por dia, no ano visitamos 12 mil, mas ainda assim, precisaríamos de mais agentes para dar conta de todas as regiões do DF", afirma.

A possível paralisação também engloba os agentes comunitários de saúde. Eles são responsáveis pelo acompanhamento de gestantes, pelo crescimento e desenvolvimento da criança e pela garantia do cumprimento do calendário da vacinação.