O novo relator do processo de quebra de decoro parlamentar contra a deputada distrital Eurides Brito, será escolhido em sorteio nesta quarta-feira (3/2). A distrital foi notificada nesta terça-feira (2/3). O integrante da Comissão de Ética, o suplente Bispo Renato (PR), seria o relator do caso, mas ele saiu para o retorno do titular do cargo, Aguinaldo de Jesus (PRB), que até então era secretário de Esporte do DF.
[SAIBAMAIS]A deputada foi filmada pelo ex-secretário de relações institucionais, Durval Barbosa, recebendo maços de dinheiro, durante a campanha de 2006. No vídeo, ela guarda o dinheiro na bolsa. A deputada é também citada em depoimento de Durval como beneficiária de pagamento mensal no valor de R$ 30 mil em troca de apoio para o governador.
A comissão de ética também abriu processo de quebra de decoro contra os ex-deputados Júnior Brunelli e Leonardo Prudente, envolvidos no escândalo do suposto esquema de corrupção. Mas eles renunciaram ao cargo para, no caso de serem cassados, não perderem os direitos políticos.
Defesa
A deputada distrital Eurides Brito (PMDB) acusa o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC), de ser a fonte do dinheiro que ela colocou na bolsa. A assessoria de Roriz nega as afirmações da parlamentar e chama a acusação de ;fantasiosa;.
Eurides Brito postou a afirmação em seu blog no último sábado (27/2). ;No dia seguinte, ele (Roriz) mandou me dizer para eu passar no Durval e eu passei e recebi. Todos viram eu entrando no gabinete do Durval e depois voltando para fechar a porta;, conta na publicação quando Brito explica o vídeo em que aparece recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais.