Após um hiato de seis anos, representantes do comércio, indústria e serviços do Distrito Federal se preparam para retomar a Feira da Indústria e Comércio de Brasília (Feicom), evento em que costumavam expor seus principais produtos, lançamentos e carteira de serviços direto para o público consumidor a preços competitivos, com o objetivo de alavancar as vendas e o fechamento de contratos. Organizada pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), a feira será relançada oficialmente, hoje, às 12h, em almoço para empresários no Salão Panorâmico da Torre de TV. A mostra ocorrerá de 29 de junho a 4 de julho no Centro Convenções Ulysses Guimarães.
;O consumidor poderá conhecer tudo que está disponível no nosso mercado, que hoje é pulsante, tem vida própria;, diz Danielle Moreira, presidente da ACDF. De acordo com ela, para trazer de volta a Feicom, a associação definiu uma estratégia com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF). Foi feito um acerto para realizar o evento em anos alternados aos da Feira do Empreendedor(1), organizada pelo Sebrae. ;A Feira do Empreendedor tem um outro perfil, de formação e capacitação de pequenos e médios empresários. Negócios são fechados, mas o volume é menor;, explica Danielle.
De acordo com a presidente da ACDF, a Feicom ocorrerá em anos pares. Entidades representativas do setor privado no Distrito Federal, como o próprio Sebrae, a Federação das Indústrias de Brasília (Fibra) e a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF) vão figurar como parceiros na organização da Feicom e terão estandes no evento.
A Feicom ocupará um espaço de 3 mil metros quadrados e terá aproximadamente 200 estandes de empresas e parceiros. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães será dividido em 11 salões temáticos, contemplando as diferentes atividades econômicas da capital federal. Gastronomia, cultura, automóveis, moda, decoração e móveis e setor imobiliário, por exemplo, terão cada um uma área exclusiva com todas as lojas, indústrias e ofertadoras de serviços ligadas ao respectivo setor. Todos os participantes devem oferecer aos consumidores preços e condições de pagamento melhores do que os praticados normalmente.
Faltam eventos
Para o industrial Gilberto Rossi, proprietário da Portões Rossi, empresa do DF que produz e distribui portões eletrônicos no mercado interno e no exterior, feiras de negócios e exposições são fundamentais para mostrar produtos e lançamentos ao principal interessado: o consumidor, seja ele varejista ou atacadista; comprador particular ou empresário.
;Participei da Feicom da primeira à 17; edição antes dela ser interrompida. Também participamos da Feira do Empreeendedor, que é para um público mais restrito e não tão dinâmico. Esses eventos são importantes, ajudaram Brasília a crescer;, diz. Para Rossi, faltam mais feiras do tipo no DF. Atualmente, a Feira do Empreendedor é a maior e a única a ocorrer com periodicidade.
Pela primeira vez, o setor de turismo participará da Feicom. Neste ano, a regional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-DF) reservou um espaço de 60 metros quadrados, o suficiente para abrigar dez estandes. ;Vamos pesquisar agências de turismo interessadas em ocupar essas ilhas. A gente está negociando com as companhias aéreas tarifas promocionais, e com as operadoras de turismo, pacotes mais baratos. Tudo específico para a Feicom;, diz Yoshihiro Karashima, diretor de Relacionamento com o Mercado da Abav-DF.
1 - Pequenos empresários
Organizada pelo Sebrae em todo o país, tem como objetivo estabelecer contato entre potenciais empreendedores e fabricantes de pequenas máquinas, ofertantes de pequenas franquias, licenciadores de marcas e de produtos, além de empresas interessadas em transferir tecnologia. A periodicidade do evento tem sido anual no DF. A última aconteceu em 2009.