Jornal Correio Braziliense

Cidades

Elevador do Ministério do Esporte despenca com nove pessoas

Um elevador despencou do segundo andar do prédio do Ministério do Esporte, na Esplanada dos Ministérios, por volta das 14h desta sexta-feira (26/2). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o elevador caiu quatro andares, desde o segundo pavimento até o primeiro subsolo. Segundo o Ministério do Espote, das nove pessoas que estavam no local, entre elas uma criança de colo, seis foram levadas ao Hospital de Base do Distrito Federal.

As vítimas estão conscientes e passam por exames. O bebê estava no colo do pai e, aparentemente, não sofreu nenhuma lesão, segundo familiares, mas está bastante assustado. Ele é filho de um casal indígena que pretendia ir à Secretaria de Igualdade Racial, no 9; andar do prédio.

Uma funcionária do Ministério do Esporte, que não teve a identidade divulgada, também ocupava o elevador. Ainda não há informações sobre as outras vítimas socorridas pelos bombeiros.

O total de pessoas que estavam no elevador foi atualizado de seis para nove após a divulgação de uma nota pelo Ministério do Esporte. De acordo com o documento, as pessoas foram socorridas e nenhuma sofreu ferimentos graves.

Problemas constantes

Esta não é a primeira vez que acontecem problemas do tipo. Um funcionário do local, Altamiro Arruda Costa, disse que na terça-feira (16/2) da semana passada estava subindo do 5; para o 9; andar quando o elevador parou. Em seguida, desceu, ficando entre o 8; e o 7; andar. Depois de algum tempo, os técnicos da empresa chegaram e conseguiram tirar as pessoas do equipamento no 6; pavimento do prédio.

Desde que foram trocados, em dezembro do ano passado, os quatro elevadores da entrada principal do prédio do Ministério do Esporte são o principal motivo de reclamação dos funcionários que lá transitam todos os dias. Em vez da prometida modernização, os usuários enfrentam falhas e lentidão.

"Eles dão problema pelo menos cinco vezes por dia. Não param no lugar certo e muitas pessoas já ficaram presas", reclamou um servidor que preferiu não ser identificado. Nalda Alves foi mais uma que reclamou, ela disse que na semana passada, o elevador ficou parado por mais de 20 minutos. Muitas pessoas preferem subir de escada. Maria Maia, que almoça constantemente no local, é uma delas. "Hoje mesmo eu subi de escada por medo de andar no elevador, e ele parou", destaca.

Segundo os brigadistas do prédio, os equipamentos possuem capacidade para 12 pessoas. Eles foram instalados pela empresa AMG Inteligência e Elevadores.

O gerente comercial da empresa, Edmilson Rodrigues, disse que vai aguardar o laudo da perícia do Corpo de Bombeiros para se pronunciar. Segundo ele, há cerca de 600 elevadores modernizados pela AMG em Brasília e é a primeira vez que ocorre um incidente deste tipo.

"O piso do elevador ficou intacto. É uma prova de que os itens de segurança funcionaram, como o freio do equipamento", argumentou. "Isso não é normal, mas, graças a Deus, ninguém se feriu gravemente", completou Rodrigues.

Condomínio

O prédio possui nove andares e, além de ser a sede do Ministério do Esporte, abriga o Ministério do Desenvolvimento Social, Controladoria Geral da União (CGU), parte da Secretaria de Comunicação da Presidência (5; e 6; andares), da Secretaria de Igualdade Racial (9; andar) e Secretaria de Combate as Drogas. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, há um síndico responsável pelo condomínio, mas ele não compareceu nesta sexta-feira por problemas de saúde.

Os bombeiros interditaram dois dos quatro elevadores de uso geral. Apesar de os outros dois estarem funcionando, os frequentadores do prédio estão preferindo usar as escadas, por medo de um novo acidente. Os peritos da Polícia Civil examinaram o local, mas ainda não chegaram a nenhuma conclusão. Eles voltarão ao Ministério neste sábado para continuar as investigações.

Com informações de Diego Amorim e Mariana Moreira