Três crianças moradoras de Luziânia ; município distante 66 km de Brasília ; estão desaparecidas. Pedro Henrique Oliveira Valverde, 12 anos, Vitor Maike Oliveira Silva, 11, e Lucas Aristóteles Monteiro Delgado, 10, saíram de casa na sexta-feira de carnaval para brincar com os amigos e não retornaram. Segundo parentes, os meninos são acostumados a passar uma ou duas noites fora de casa, mas nunca ficaram mais de uma semana sem dar satisfação. Na noite de ontem, policiais civis de Luziânia fizeram buscas na Rodoviária do Plano Piloto, onde uma pessoa teria visto os meninos na semana passada. Até o fechamento da edição, eles ainda não haviam sido encontrados.
Segundo o delegado do Departamento Judiciário da Polícia Civil de Goiás, Josuemar Vaz de Oliveira, os novos casos não têm nenhuma relação com os seis adolescentes desaparecidos em Luziânia. ;Os meninos têm perfis diferentes dos outros desaparecidos e já fizeram contato com familiares. Estamos investigando todos os casos;, explicou.[SAIBAMAIS]
A preocupação da avó de Lucas Delgado, Jovelina Alves Rabelo, 58 anos, começou ao fim das festas de carnaval, quando o menino não retornou para casa, no bairro Vila da Esperança, em Luziânia. ;Ele era acostumado a sair sozinho, mas nunca demorou tanto para voltar;, conta. Após uma semana do desaparecimento, eles teriam mandado mensagens para familiares por meio de um site de relacionamento. No texto, teriam dito que estariam em Ceilândia vigiando carros em estacionamentos públicos e que estavam bem. No entanto, já se passou uma semana desde o último contato.
O Conselho Tutelar de Luziânia acompanha o caso dos desaparecidos. ;Pedro Henrique estava sob os cuidados do conselho porque morava em um internato, mas fugiu de lá há 12 dias;, contou o conselheiro Eliseu Alves Rabelo. Os pais dos primos Pedro e Vitor Maike não quiseram dar entrevistas.
BR-040
Ontem à noite, as mães dos seis jovens desaparecidos em Luziânia fizeram uma manifestação em sete postos de gasolina que margeiam a BR-040, pista que corta a cidade. A ideia era divulgar fotos dos adolescentes sumidos a caminhoneiros que viajam pelo país.