O ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Carlos de Almeida Azevedo, morreu na noite desta terça, aos 78 anos. Nascido em Salvador (BA), em 11 de janeiro de 1932, ele esteve à frente da gestão da universidade por duas vezes seguidas, entre os anos de 1976 e 1985.
O ex-reitor, que morreu de infecção pulmonar, deixa duas filhas e a esposa Maria do Carmo. O enterro será nesta quarta, às 17h, no Campo da Esperança.
Quando assumiu o cargo pela primeira vez, em 25 de maio de 1976, Azevedo tinha formação acadêmica em engenharia e arquitetura naval, em física e em engenharia nuclear, no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos. Em 1965, o ex-reitor concluiu também o PhD em Física, na mesma instituição de ensino. Além disso, era oficial da Marinha.
Depois de deixar o cargo de reitor, o acadêmico lecionou em cursos de pós-graduação da UnB. A partir de 1976, passou a fazer parte do Conselho Nacional de Pós-Graduação e anos depois foi eleito membro da Academia Brasiliense de Letras, ocupando a cadeira número 11. Antes de se aposentar, ainda coordenou a Secretaria-geral do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.