Jornal Correio Braziliense

Cidades

OAB quer pacto de governabilidade para livrar DF do descrédito político


Diante da renúncia do governador em exercício, Paulo Octavio, e da completa ausência de gestão no Distrito Federal, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, propôs hoje (23) a criação de um pacto de governabilidade para livrar a capital do país das práticas de administração irresponsáveis que a levaram ao que chamou de "lamentável descrédito político". "Ou se promove urgentemente um pacto de governabilidade ou o Distrito Federal estará fadado a se tornar o pior exemplo de política do país", afirmou Ophir.

O presidente nacional da OAB lamentou que a capital do país tenha chegado a esse ponto de verdadeira desordem política e extrema desorganização institucional desde as primeiras denúncias de pagamento de propina, escândalo que ficou conhecido como Mensalão do DEM. "A OAB se coloca à disposição para uma discussão urgente, profunda e inadiável em torno desse pacto de governabilidade, no qual serão lançadas as bases de uma democracia efetiva da capital do país".

A seguir a íntegra da nota divulgada pelo presidente nacional da OAB:

"É lamentável que a capital do país, símbolo da modernidade, tenha chegado a esse ponto de verdadeira desordem política e extrema desorganização institucional.

A Ordem dos Advogados do Brasil acompanha com preocupação o desfecho dessa grave crise e, por acreditar nas instituições, espera um elevado espírito democrático para oferecer a uma população que está em estado de choque, a melhor solução.

Cumprindo o seu papel constitucional e em respeito à sociedade, a OAB propõe um pacto de governabilidade unindo as forças democráticas para recolocar a capital do país no seu merecido destaque, expurgando todas as práticas de administração irresponsáveis que levaram a cidade a um lamentável descrédito político.

A OAB se coloca à disposição para uma discussão urgente, profunda e inadiável em torno desse pacto de governabilidade, no qual serão lançadas as bases de uma democracia efetiva da capital do país.

Ou se promove urgentemente um pacto de governabilidade ou o Distrito Federal estará fadado a se tornar o pior exemplo de política do país."