Na mesma área pública do Itapoã onde houve invasões durante esta semana, porém em outra parte do terreno, outros 30 barracos foram erguidos na manhã desta sexta-feira (19/2), mas imediatamente derrubados pela fiscalização da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) e da Polícia Militar. Duas pessoas foram detidas e encaminhadas à 6; DP da Polícia Civil, no Paranoá.
Ainda no mesmo local, que pertence ao GDF, outras 12 pessoas foram flagradas com barbantes nas mochilas, o que indicaria uma possível nova invasão. Agravando a situação delas, os policiais militares ouviram um telefonema de uma pessoa alertando para a presença da fiscalização em massa no Itapoã. Os suspeitos também foram encaminhadas para a 6; DP.
Para garantir que não voltem a ocupar o terreno, dez agentes da PM e outros dez da Sudesa passarão a patrulhar a área de 100 hectares, que segundo a Sudesa, está reservada para distribuição de lotes a inscritos juntos ao GDF. No total, de segunda (15/2) até quinta-feira (18/2), foram derrubados 600 barracos.
Com informações de Ariadne Sakkis