Jornal Correio Braziliense

Cidades

Moradores da Vila Planalto recebem visita de agentes da saúde no combate à dengue

Começou na manhã desta quinta-feira (18/2) uma operação para diminuir os focos de dengue na Vila Planalto. A cidade já foi alvo de visitas dos agentes de saúde esse ano, devido a um surto da doença durante o mês de janeiro. A nova ação terá continuidade nesta sexta-feira (19/02) e conta com a participação de 32 agentes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

;Desde o início do ano o Distrito Federal já registrou 316 casos de dengue confirmados, desses a Vila Planalto já soma 106;, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Allan Kardec. Durante a operação, a Secretaria de Saúde busca integrar ações educativas e de tratamento.

A nova intervenção na Vila Planalto pretende dar continuidade aos trabalhos já iniciados e tentar reduzir o número de casos. ;Depois de todo o trabalho que nós realizamos, o registro de infestação predial na região não caiu, continuando em 3%;, conta Allan Kardec.

Todas as 1,6 mil casas da cidade serão visitadas. Durante a ação, os agentes de saúde irão explica às pessoas quais os cuidados que elas devem tomar. Também será aplicado inseticida por meio do "fumacê".

Futuro
Nas próximas semanas as cidades do Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Samambaia e o Vale do Amanhecer também vão receber a visita dos agentes de saúde. Para ampliar a área de atuação no combate à doença, Allan Kardec explica que será montado um plano de contingência. ;Nós iremos contar com a participação do Exército Brasileiro, Ministério da Saúde e outros órgão que podem ajudar a acabar com a dengue;, diz.

O subsecretario ressalta a importância da ajuda da comunidade. ;A população é o nosso parceiro mais importante. Cada pessoa que não faz a sua parte no combate à dengue prejudica outras 10 que o fazem;, conta Allan Kardec.