Diante do temor de intervenção federal no Distrito Federal, os 15 deputados que se reuniram na Câmara Legislativa, na manhã desta sexta-feira (12/2), resolveram agir. Os parlamentares marcaram, para a próxima quinta-feira (18/2), a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisará os três pedidos de impeachment contra o governador afastado, José Roberto Arruda (sem partido). Segundo o deputado Chico Leite (PT), há um consenso entre os parlamentares para aprovar os pedidos.
Caso seja verificada a admissibilidade dos pedidos, será instaurada a Comissão Especial, que julgará o mérito dos processos de impeachment. Ainda para quinta os deputados irão discutir os processos de quebra de decoro parlamentar dos oito deputados citados no inquérito da Operação Caixa de Pandora, com o relator, Raimundo Ribeiro (PSDB). Ainda não há previsão para a reunião da Comissão de Ética neste dia.
De acordo com o deputado Paulo Tadeu (PT), caso o presidente da Casa, Wilson Lima (PR), não indique nomes para os lugares vagos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Codeplan, e a base aliada ficar constrangida de ocupar essas vagas, é necessário que as cadeiras sejam abertas para a oposição. Os lugares vagos na CPI são dos deputados Alírio Neto (PPS) e Eliana Pedrosa (DEM).
Paulo Octávio
O vice governador do DF, no comando do executivo desde esta quinta-feira (11/2), quando Arruda foi preso e afastado do cargo, também poderá ser impedido de governar. Na tarde desta sexta a bancada regional do Partido dos Trabalhadores e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do DF (OAB-DF), vão protocolar na Câmara Legislativa pedidos de impeachment conta Paulo Octávio.
Esta manhã o governador em exercício desistiu de comparecer à reunião com os deputados distritais. Segundo a assessoria de P.O., o presidente da Casa, Wilson Lima, cancelou o encontro porque a reunião discutiria apenas assuntos do Legislativo. No entanto, corre nos bastidores da Câmara comentários de que Octávio tenha desistido de comparecer à Casa por não achar que o momento político seja adequado para aparecer. Além disso, segundo as especulações, Paulo Octávio estaria a espera da decisão do STF sobre o habeas corpus de Arruda.
Reunião
Sos deputados que se reuniram essa manhã são: o presidente da Casa, Wilson Lima (PR), Milton Barbosa (PSDB), Chico Leite (PT), Érika Kokay (PT), Paulo Tadeu (PT), Bispo Renato (PR), Alírio Neto (PPS), Raimundo Ribeiro (PSDB), Paulo Roriz (DEM), Batista das Cooperativas (PRP), Benedito Domingos (PP), Aylton Gomes (PR), Eurides Brito (PMDB), Reguffe (PDT) e Cabo Patrício (PT). Além disso, o secretário de transporte, Alberto Fraga, também participou do encontro.
Intervenção Federal
A Procuradoria-Geral da República entrou na tarde desta quinta-feira (11/2), no Supremo Tribunal Federal (STF), com um pedido de intervenção federal no governo do DF. O pedido deve ser analisado pelo plenário do Supremo e, se for aceito, o governo federal pode nomear um interventor.