Entre o final da tarde e a noite de ontem, segunda-feira (8/2) a Polícia Militar (PM) apreendeu 2 armas de fogo com quatro homens, sendo um menor de idade, em duas quadras de Santa Maria. Curiosamente, as duas apreensões foram realizadas após duas abordagens muito parecidas, as duas armas apreendidas eram iguais, ambas estavam carregadas em sua capacidade máxima e uma mesma viatura ligada à 14; Companhia de Polícia Militar Independente (CPMIND) participou das duas operações.
Os maiores foram levados à 33; Delegacia de Polícia em Santa Maria e autuados por porte ilegal de arma. O menor foi encaminhado a uma unidade da Delegacia da Criança e Adolescente (DCA).A PM também encontrou com os acusados, uma pequena quantidade de maconha e dinheiro. Um deles já tinha um mandado de buscado e apreensão e mais outras três passagens pela polícia.
Moto é abordada e dois homens são presos com arma de fogo e drogas
Às 22h30 de ontem, um veículo da 14; CPMIND patrulhava pela entrequadra 202/203 de Santa Maria Sul. Os Cabos A. Ferreira e Jurandir e o Soldado Espíndola, integrantes do automóvel, avistaram dois homens em uma motocicleta em atitude suspeita.
Os homens eram Rafael José Barreto Sousa, 22 e um menor de 16 anos. Junto com o adolescente, passageiro da moto, foi encontrado um revólver da marca Taurus, calibre .38 Special contendo seis munições intactas. Além da arma, a polícia achou uma certa quantidade de maconha e mais R$ 512 em dinheiro. O adolescente afirmou ter pagado R$ 1.800 pelo revólver na Feira do Pedregal (Novo Gama), que seria usado para se defender contra seus desafetos. Ele foi encaminhado à DCA por porte ilegal de arma de fogo.
Rafael, o piloto, foi conduzido à 33; Delegacia de Polícia (DP) em Santa Maria e apresentado ao delegado que o autuou por uso e porte de drogas.
Outra ocorrência
Antônio Aparecido Sabino, 21, e David da Silva Santana Campelo, 19, estavam em uma motocicleta na quadra 212, em Santa Maria, por volta das 17h, quando foram avistados por três carros de polícia (um deles com os Cabos A. Ferreira e Jurandir e o Soldado Espíndola) que patrulhavam a região. Junto a Antônio, passageiro da moto, os policiais encontraram um revólver idêntico, e igualmente carregado, ao que encontrariam na apreensão que ocorreria mais tarde.
Os dois foram conduzidos à 33; DP e lá a polícia tomou conhecimento de que já constava um mandado de busca e apreensão, expedido no dia 3 deste mês, destinado David. O homem, que agora foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, já respondia por três crimes, dois pelo mesmo delito(um em 2006 e outro um ano depois) e um por roubo praticado em 2008.