Jornal Correio Braziliense

Cidades

Curso de biolavagem capacita mais cem lavadores de carros

O curso de Biolavagem Automotiva, que será realizado pela segunda vez, nesta quinta-feira (4/2), vai capacitar mais cem lavadores e guardadores de carros. O curso, que é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Sindicato dos Guardadores e Lavadores Autônomos de Veículos Automotores (Sindiglav), será realizado no Centro de Treinamento e Capacitação, no Guará, das 8h às 17h30. Somente os lavadores cadastrados, que têm registro profissional e já atuam nos estacionamentos públicos da cidade poderão participar.

A Biolavagem Automotiva ou lavagem a seco é uma técnica utilizada para lavar um veículo sem o uso da água. A solução utilizada contém uma mistura de ingredientes, incluindo agentes lubrificantes, surfactantes e protetores. Os surfactantes permitem que os agentes umectantes cerquem as partículas de sujeira, que fica dispersa no líquido. Depois de ser pulverizado sobre a lataria, o produto é retirado com uma toalha limpa e seca. Outra toalha deve ser utilizada para polir o carro.

Ao lavar o automóvel com um balde, usa-se mais de 10 litros de água potável e com uma mangueira, pode-se usar mais de 180 litros. Um frasco de 1 litro de Aqualess, produto utilizado na lavagem a seco, além de economizar muita água, não tem adição de agentes químicos prejudiciais à natureza. Este tipo de lavagem está presente em quase todo primeiro mundo.