Jornal Correio Braziliense

Cidades

Encontro marcará Dia Internacional de Luta contra Hanseníase

O III Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase do DF, nesta quinta-feira (4/2), marcará o Dia Internacional de Luta contra a doença comemorado na mesma data. Promovido pelo Núcleo de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Saúde do DF, o evento ocorrerá no clube Unidade de Vizinhança, na 108/109 Sul, das 14h às 18h. De acordo com a chefe do Núcleo, Rita de Cássia Paes Ribeiro, serão realizadas atividades de entretenimento, como shows musicais, distribuição de brindes (por meio de doações da sociedade), além de um lanche para os participantes.

Conhecendo a doença


A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, cujos principais sintomas são manchas na pele e dormência. A enfermidade é causada por uma bactéria, o bacilo Mycobacterium leprae. Também conhecida como lepra, o tratamento contra a doença dura de seis meses a um ano.

Segundo a médica Roseane Pereira de Deus, especialista em Hanseníase, a melhor forma de prevenção contra a doença é o início mais imediato possível do tratamento dos pacientes, o que impossibilita a transmissão da enfermidade. ;Depois da primeira dose dos medicamentos, 99,9% das bactérias são eliminadas;, explica. No grupo de risco ao contágio estão as pessoas que convivem com doentes (que nunca foram tratados) em locais fechados. Apesatr de ter cura, se não tratada a tempo, a doença pode deixar seqüelas.