A edição comemorativa de 10 anos do evento vai reunir, até domingo (31), grupos de Goiás, Minas Gerais, da Bahia, de Tocantins e Santa Catarina, além do Distrito Federal. A tradição das folias na região, no entanto, datam de muito mais tempo.
De acordo com o violeiro Volmir Batista, organizador e idealizador do evento desde a primeira edição, as folias de reis já ocorrem em Planaltina e Brazlândia, cidades próximas a Brasília, desde antes da construção da capital.
;O encontro serve na verdade para resgatar essa tradição das folias, que já existiam em várias cidades, vários lugares, mas não tinham visibilidade;, assinala Batista. Ele acrescenta que há sete anos o evento faz parte do calendário de eventos oficiais do DF.
Assim como o público, o número de grupos de foliões participantes aumenta anualmente, motivado pela diversidade do evento.
;Os grupos se sentem incentivados a dar continuidade e até a repassar os conhecimentos tradicionais para as futuras gerações, por causa da expressividade que o encontro tem alcançado;, acredita o organizador.
Segundo Volmir Batista, o evento não consegue comportar vários grupos que se dispõem a participar sem avisar previamente. Por esse motivo, os organizadores pedem que o público doe alimentos, para contribuir com a alimentação dos foliões. Isso porque, conforme a tradição, eles ficam alojados em acampamentos e casas da comunidade, durante toda a Folia.
Ednelson Ferreira, de Arinos (MG), é um dos foliões que chegou na noite de ontem (28) e está se preparando para a abertura oficial do evento, logo mais ao final da tarde.
Para ele, participar do Encontro em Brasília é a realização de um sonho. ;A gente sempre ouve falar, então estar aqui em contato com outros grupos, trocando experiências, é uma oportunidade única. A Folia é isso, a gente aprende um com o outro, e todo mundo sai ganhando;, comemora.
O folião integra o grupo Nossa Senhora de Aparecida, de Arinos, desde os seis anos de idade, em continuidade a uma tradição religiosa da família. Para ele, a transmissão de conhecimento entre as gerações é o que mantém os encontros de folias por todo o Brasil.
Pela tradição, a Folia de Reis ocorre entre 1; e 6 de janeiro. Em diversas localidades do interior do país, os foliões visitam casas de devotos, cantando louvores, em representação à visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus.
O Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal também vai reunir artistas populares consagrados nacionalmente, como Renato Teixeira, Zé Mulato e Cassiano, Aparício Ribeiro, Saulo Laranjeira e Lourenço e Lourival, entre outros. Também serão ministradas oficinas de dança, de confecção de instrumentos, além de exposições e rodas de prosa. <-- .replace('
','').replace('