As Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA e DCA II) apreenderam, na manhã desta quarta-feira (27/01), 23 menores durante a Operação Ícaro. A ação ocorreu das 4h às 10h, em todo o Distrito Federal, para cumprir 89 mandados de busca e apreensão de jovens infratores.
A idade média dos jovens é de 16 e 17 anos. Alguns não estavam em casa e dois morreram, segundo familiares. Esta foi à segunda operação, a primeira foi em novembro do último ano quando a Polícia Civil deteve 11 adolescentes. Eles são responsabilizados pelos crimes de homicídio, roubo com violência e tráfico de drogas.
Participaram da operação 45 policiais civis. Existem ainda em aberto 307 mandados de busca e apreensão. As informações dos adolescentes que não foram detidos serão atualizadas e a busca continuará durante os próximos meses.
Segundo o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Bartolomeu Araújo, a ação foi pacífica. ;A quantidade de mandados em aberto é tolerável. Temos que intensificar ainda mais a operação para reduzir a criminalidade no DF;, disse o diretor.
As cidades onde os jovens mais cometem infrações são Planaltina, Paranoá, São Sebastião e Santa Maria. Um juiz decidirá o destino de cada um deles, que pode ser o Centro Socioeducativo Amigoniano (Cesame), Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) ou o Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (Ciago).
Com informações de Juliana Boechat.