Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ligações desnecessárias congestionam atendimento do Telematrícula

Secretaria de educação estima que 43% das ligações do 156 sejam para remanejamento. Prazo para essa opção já foi encerrado

O prazo para matrícula das vagas remanescentes do ensino público termina no o próximo domingo (31/1). Muitos pais estão preocupados por não conseguirem ligar para a central de atendimento do Governo do Distrito Federal, no número 156, que realiza as matrículas.

De acordo com a gerente de planejamento educacional da Secretaria de Educação, Ivani Santos Silva, o problema é que parte deles tem usado o número para tentar fazer o remanejamento escolar. "O prazo para remanejamento já passou, agora a gente está atendendo apenas aqueles que não conseguiram vaga na rede pública de ensino", explica.

Segundo Ivani Silva, das 7.400 ligações recebidas nesta segunda-feira (25), cerca de 3.200 (43,2%) foram de pais tentando realizar remanejamento escolar. "Esse é um número de atendimento do GDF, então quando recebemos tantas ligações assim, isso congestiona todas as linhas, não apenas a opção 2", diz. A gerente da Secretaria de Educação informa que uma alternativa para os pais que ainda não conseguiram vaga para os filhos é fazer a matrícula pelo do site: www.matricula.df.gov.br.

Transferência
O estudante que precisar mudar de escola pode fazer o remanejamento durante o ano letivo, que começa no dia 2 de fevereiro. A solicitação deve ser feita diretamente na escola onde ele estuda.

Serviço
Os pais, responsáveis ou os próprios estudantes (acima de 18 anos) podem se inscrever por meio do Telematrícula 156 ; opção 2 ; ou pelo site www.matricula.df.gov.br. Pelo telefone, o atendimento vai das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos sábados e domingos. Na internet, a matrícula estará aberta 24 horas ; mas no último dia, somente até as 18h.