Jornal Correio Braziliense

Cidades

Procurados desde 2008, estelionatários são presos em Planaltina

Investigados desde junho de 2008, três estelionatários foram presos em flagrante nesta sexta-feira (22/1), quando tentavam aplicar outro golpe, em Planaltina. Segundo o delegado Sinval Antônio de Oliveira, da 16; DP (Planaltina), o grupo comprava veículos em revendendoras autorizadas, usando documentos falsos, como carteira de identidade, comprovante de residência e de renda. Eles atuavam em Planaltina, Formosa e Sobradinho.

O trio tentava adquirir uma caminhonete quando a polícia fez a abordagem e viu que eles portavam documentos aparentemente falsos. "O principal autor, que realizava a negociação, já foi reconhecido por quatro vítimas", disse o delegado. Ele se refere a Edson Pereira de Queiroz, 50 anos, que no golpe se passava por Antônio de Oliveira Lima.

André Eliton Ferreira dos Santos, 35, era o responsável por atestar a idoneidade de Edson, falando ao comprador que o conhecia. Na ocasião, ele se passava por Rafael Caetano Cardoso Boaventura e se dizia pensionista do Ministério da Justiça. "Ele tinha um comprovante de pagamento, possivelmente falso, dizendo que ele era pensionista", explica o delegado. Contra ele existem dois mandatos de prisão, um do tribunal do júri e outro da vara de ações criminais. Os dois vão ser autuados por tentativa de estelionato e uso de documento falso.

O terceiro, não foi reconhecido por nenhuma das vítimas, e a polícia acredita que a sua participação seja menor. Roberto Ribeiro, 34, foi o primeiro a aparecer em Planaltina com os documentos dos outros dois envolvidos. "Acreditamos que ele foi mandado primeiro ao local da negociação, pois se descobrissem que os documentos eram falsos, ele não seria reconhecido pelos outros crimes", revela o delegado. Ele será autuado por participação no estelionato.