Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hortas comunitárias reforçam alimentação de alunos no Guará

O Centro de Ensino Fundamental 05 (CEF 05) do Guará tem novidades para alunos. Eles contarão com duas hortas de plantas medicinais e hortaliças na escola. A programação pedagógica será renovada e um estacionamento construído.

Nos fundos da escola, ao lado do refeitório, será instalada a horta caseira, que fornecerá hortaliças para as refeições dos estudantes. A outra, na entrada do prédio, será destinada ao cultivo de plantas medicinais. Dois funcionários do CEF 05, capacitados na Horta Comunitária do Guará II, na QE 38, coordenarão o plantio.

Para o administrador do Guará, Joel Alves Rodrigues, o objetivo das hortas na escola é transferir conhecimento. ;Os alunos aprenderão com seus professores, os segredos das hortaliças e das ervas medicinais. O bem que a natureza pode trazer quando bem aproveitada;, disse o administrador.

Dois professores da escola fizeram um curso, para ensinar seus alunos a cuidar das hortas. Existem mais cinco escolas no DF e mais uma no Guará I com o mesmo projeto.

Plano pedagógico
O CEF 05 também contará com inúmeras atividades que vão ocupar as crianças nos períodos matutino e vespertino. A instituição ganhou um novo refeitório e cozinha modelo, onde haverá oficina de culinária.