Jornal Correio Braziliense

Cidades

Oposição critica pedido de recurso contra afastamento de presidente da Câmara do DF

A oposição criticou o recurso apresentado hoje (19) pela Procuradoria da Câmara Legislativa do Distrito Federal contra decisão judicial que determinou a saída imediata do deputado Leonardo Prudente (sem partido) da presidência da Casa.

Para a líder da bancada do PT na Câmara Legislativa, Érika Kokay, o papel da procuradoria é defender a Câmara e não o presidente Leonardo Prudente.

"A procuradoria deve defender a Câmara institucionalmente. Ao nosso ver, a Câmara não foi atacada pela decisão do Judiciário. [A procuradoria] não está defendendo o Poder Legislativo", afirmou a deputada.

O juiz da 2; Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, Álvaro Ciarlini, determinou ontem (18) a saída imediata de Prudente da presidência da Câmara Legislativa, atendendo a uma ação popular. Caso o parlamentar descumpra a decisão, terá de pagar multa diária de R$ 100 mil.

Prudente é acusado de ser um dos beneficiados pelo suposto esquema de pagamento de propina no Distrito Federal, que seria comandado pelo governador José Roberto Arruda (sem partido). Em um dos vídeos obtidos pela Polícia Federal na Operação Caixa de Pandora, Prudente aparece colocando dinheiro nos bolsos do terno e nas meias.