Além da área do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) e dos núcleos rurais de Planaltina e de Brazlândia, São Sebastião aparece como novidade no mapa do crack da capital do país. Levantamento realizado pela 30; Delegacia de Polícia identificou tráfico e uso da droga de alto poder viciante e de destruição em pelo menos quatro bairros da cidade ; Residencial do Bosque, Residencial Oeste, Vila do Bôa e João Cândido. Também existem laboratórios nos arredores da região administrativa, todos em investigação.
A Polícia Civil de São Sebastião mapeou mais de 30 bocas-de-fumo espalhadas por bairros dos perfis mais diversos. Os pontos descobertos ficam tanto nas áreas centrais como nas periféricas. Os traficantes, ao contrário daqueles do Entorno, ainda não se especializaram. Vendem maconha, cocaína, merla e, há pouco mais de um ano, crack. ;O crack é uma coisa nova por aqui. Está na cidade há pouco tempo e, por isso, nos concentramos em um trabalho forte de repressão contra os traficantes;, afirmou o delegado adjunto da 30; DP, Victor Dan.
A unidade policial, chefiada pelo delegado João Carlos Lóssio desde o início de 2009, criou duas seções especializadas no combate a entorpecentes. A segunda teve de ser inaugurada por conta da chegada do crack a São Sebastião, onde encontrou força na juventude local. Jovens, sem opções de lazer e a maioria matriculada em aulas no período noturno, passam o dia nas ruas a serviço do tráfico. ;Alguns desses aviõezinhos são fáceis de identificar: Têm cabelo pintado de amarelo. Fazem isso como sinal para os usuários;, explicou um dos agentes especializados na repressão ao tráfico local.
O Correio circulou por dois dias nas ruas estreitas e nem sempre asfaltadas da cidade. Adolescentes, vestidos com bermudões, chinelos, camisetas e bonés, muitos com os cabelos descoloridos, estão por toda parte. Principalmente nas esquinas e no fim das ruas, mais próximos de córregos e matas(1). É ali onde ocorrem as negociações, mas não o consumo. O uso das pedras se dá dentro da vegetação. A exemplo do Rio de Janeiro, os becos são frequentemente bloqueados com manilhas para atrapalhar a passagem dos carros da polícia. Restos de construção, como peças de concreto, servem de obstáculo.
A presença do crack na cidade também aumentou as estatísticas de violência. Estimativa da polícia revela que mais da metade dos homicídios(2) registrados na região têm relação com o tráfico. A tendência é de que o percentual aumente por causa da circulação das pedras. ;Os crimes, principalmente furtos e roubos, giram hoje em torno do crack, que está dando bastante lucro ao traficante. Como ocorre em vários lugares, eles (os traficantes) estão comprando cocaína só para produzir as pedras;, contou o mesmo agente.
Dentro do copo
A primeira apreensão de crack em São Sebastião ocorreu há cerca de um ano. A última delas, na terça-feira. Uma mulher de 23 anos, mãe de dois filhos pequenos, foi flagrada com 40 pedras em casa, no Residencial Oeste. ;Nós entramos na casa e descobrimos as drogas dentro de um copo. Encontramos outra com um usuário e outra solta pelo local. Chegamos a um total de 42 pedras em uma única operação. O mais difícil, no entanto, foi ouvir os pedidos das crianças para não levarmos a mãe delas;, disse o investigador responsável pela ação.
O trabalho policial exigiu um mês de apuração, iniciada após denúncia anônima. Além do entorpecente produzido a partir da cocaína, a equipe de uma das seções antidrogas da 30; DP encontrou na residência pequena quantidade de maconha e um revólver calibre .32. Presa em flagrante, a mulher responderá a processo por tráfico de drogas.
A reportagem também acompanhou o policiamento ostensivo feito pelas equipes da 30; DP ; em dois dias, se viu um carro da Polícia Militar circulando na cidade e PMs nos postos comunitários de segurança. Em uma das abordagens, ocorrida às 17h, cinco jovens acabaram encaminhados para a delegacia por uso de maconha e suspeita de tráfico. Além de flagrado com um baseado aceso, um deles guardava mais uma porção de maconha e várias notas de R$ 2. Segundo os policiais, o suficiente para configurar a venda.
Dos cinco detidos, dois tinham os cabelos amarelados. Os policiais também apreenderam duas bicicletas. ;Muitas também são roubadas ou furtadas. Só devolvemos se apresentarem a nota de compra;, revelou um dos agentes da seção de combate ao tráfico. O crack se espalha também pelo Plano Piloto, por Taguatinga, Ceilândia e pelo Entorno.
1 - Surto
Criada oficialmente em 1993, São Sebastião cresceu a partir das olarias instaladas na construção de Brasília. Mas as invasões e a destruição das áreas verdes fizeram com que a população se aproximasse de doenças como a hantavirose. O mal transmitido por um vírus presente no rato silvestre provocou um surto na cidade em 2004, quando houve 37 casos confirmados de contaminação e 16 mortes.
2 - Rivalidade
A cidade ficou marcada por série de assassinatos cometidos por gangues rivais em disputas territoriais entre 2008 e 2009. De fevereiro a junho de 2008, a 30; DP contou pelo menos oito mortes decorrentes da rivalidade dos grupos. A matança fez com que na época a Secretaria de Segurança Pública do DF reforçasse a segurança da cidade com 250 policiais militares.