A Via Interbairros, que ligará o Setor Policial Sul a Samambaia, passando pelo Guará, Águas Claras e Taguatinga, servirá de alternativa aos motoristas que enfrentam engarrafamentos diários na parte sul do Distrito Federal. Atualmente, as opções de deslocamento entre essa região e o Plano Piloto são a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que já estão saturadas. A nova pista será construída paralelamente entre as duas vias e custará cerca de R$ 500 milhões. Parte da obra será paga com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a outra, com a venda de terrenos às margens da via. Cerca de 800 mil pessoas serão beneficiadas.
O primeiro trecho, que liga o Guará ao fim da Asa Sul, deve ficar pronto até dezembro próximo. A continuação do Guará até Samambaia está prevista para 2011. A licitação da obra completa será aberta no próximo mês e os primeiros trabalhos em torno da pista serão realizados em abril. Enquanto isso, o governo espera a licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já que a via passa por uma área ocupada hoje por cerrado. Para o secretário de Obras, Jaime Alarcão, a Interbairros será muito mais que uma opção de tráfego para os brasilienses. %u201CAlém de melhorar o trânsito, a via vai criar possibilidades de desenvolvimento urbano%u201D, acredita.
Cinco setores habitacionais ocuparão as margens da via: dois no Guará e três em Águas Claras. Este primeiro trecho, de 6km, será pago com os recursos da venda dos terrenos. Os outros 16 km, por onde passa a rede elétrica de Furnas, ficarão a cargo do governo local. A nova via de 22km ligará Samambaia, na altura da estação do metrô, até o Setor Policial Sul, na altura do cemitério Campo da Esperança. Ao longo do caminho, passará entre o Guará 1 e 2 e seguirá até Águas Claras e Taguatinga. Com três faixas em cada sentido, a via comportará cerca de 60 mil carros de uma só vez e ajudará a desafogar o trânsito das outras duas pistas paralelas.
Falta opção
Atualmente, a maior reclamação dos moradores da parte sul do Distrito Federal é a falta de opção para se deslocar até o Plano Piloto. Cerca de 130 mil veículos passam pela EPTG todos os dias. Em horários de pico, os motoristas demoram até 1h30 para percorrer a via. Para fugir do congestionamento, muitos motoristas de Águas Claras, Park Way, Vicente Pires e Taguatinga escolhem a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP) como refúgio. Ali, o problema se repete.
O tráfego lento também causa transtorno para o motorista na saída do Guará e no semáforo em frente ao Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que dá acesso à sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Esse trecho, no entanto, ganhará uma nova cara com as obras da Linha Verde. A estrada terá duas faixas marginais em cada sentido e 17 passarelas para pedestres. Os ônibus, que disputam espaço com carros, contarão com uma pista de rolamento exclusiva próximo ao canteiro central. Financiada em R$ 244 milhões, a obra também faz parte do Programa Brasília Integrada.
A estudante Lana Dutra Caetano, 24 anos, costumava enfrentar engarrafamentos diariamente para se deslocar de Taguatinga para a Asa Norte. Este ano, ela decidiu estudar para concurso em uma escola perto de casa. %u201CEm determinado ponto da EPTG, a gente pegava a Estrutural para seguir até a faculdade. Ali tinha menos engarrafamento%u201D, contou. Ela acredita que a construção da Via Interbairros vai melhorar a qualidade de vida dos moradores da região sul que precisam se deslocar diariamente ao Plano Piloto. Ainda assim, Lana garante que se mudará para o Plano Piloto quando passar no cargo público para evitar qualquer transtorno relacionado ao trânsito. %u201CDeus me livre. Não quero mais aquela rotina%u201D, disse.
O número
R$ 500 milhões
Custo total da obra, que terá 22km de extensão
Eu acho...
"Os engarrafamentos são diários. As obras da EPTG ainda pioraram um pouco a situação. Mas ano que vem, acredito que a situação esteja melhor, tanto para quem anda de ônibus quanto para o motorista. Acho que a construção da Via Interbairros é uma solução. Mas ela deve ser pensada em conjunto com o investimento no transporte público."
Hugo Leonardo Moutinho Dornel, 35 anos, corretor de imóveis, morador de Taguatinga