Jornal Correio Braziliense

Cidades

Distritais começam a escolha de membros das comissões que irão investigar denúncias

Os parlamentares retornaram do recesso nesta segunda. Três reuniões foram marcadas para esta manhã

O deputados distritais retornaram do recesso na manhã desta segunda-feira (11/1). Vários parlamentares já chegaram à Câmara Legislativa, onde estão previstas três reuniões importantes para o andamento das investigações do suposto esquema de corrupção que veio à tona no dia 27 de novembro, com a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Outra questão que também deve ser discutida nesta segunda é o retorno do presidente da Casa, Leonardo Prudente (sem partido) que reassumiu a presidência na semana passada.

A escolha dos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) estava prevista para ter início às 10h. No entanto, até por volta de 11h, a reunião não havia começado. Por volta de 12h, 22 deputados estavam reunidos na presidêcia da Casa.

Deveria iniciar às 11h a eleição da Comissão Especial. As duas comissões serão as responsáveis por analisar os pedidos de impeachment contra o governador Arruda. A primeira decidirá sobre a admissibilidade dos pedidos, enquanto a Comissão Especial avaliará o mérito. Esta última será composta por cinco integrantes. Os blocos e partidos também têm até segunda-feira para indicar seus representantes. O PT já informou que indicou para compor a CCJ e a Comissão Especial o deputado Chico Leite.

CPI da corrupção
Após a escolha dos membros dessas duas comissões, está prevista a eleição do presidente e do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corrupção. A instalação da CPI que vai apurar o suposto esquema de corrupção no GDF foi, na última sessão antes do recesso legislativo, marcada para hoje.

Os membros da comissão também já foram escolhidos. São eles: Alírio Neto (PPS), Raimundo Ribeiro (PSDB), Batista das Cooperativas (PRP), Paulo Tadeu (PT) e Eliana Pedrosa (DEM). A composição já foi publicada no Diário Oficial da Câmara.

Apesar das sessões previstas para esta segunda, os trabalhos na CLDF só serão totalmente retomados em fevereiro, quando se encerra o recesso legislativo.

Acesso do público
Leonardo Prudente divulgou uma nota, esta manhã, em que detalha a restrição de entrada na Casa. O acesso do público às dependências do local não será liberado por medida de segurança. Segundo a divulgação, são tomadas providências para permitir a livre circulação do público no local o mais rápido possível.

Com informações de Luiza Medeiros