O Guará está perto de ganhar um local para a prática de ginástica totalmente dedicado a pessoas da terceira idade. A proposta é resultado de uma parceria entre a Novacap e a administração da cidade e pretende estimular a convivência entre os idosos e toda a população. O prédio, que ganhou o nome de Ponto de Encontro Comunitário (PEC), fica no Centro Administrativo Vivencial e Esportivo (Cave), na QI 23, em frente ao Centro de Convivência do Idoso (CCI). Além de equipamentos para a prática de exercícios físicos, o lugar recebeu um tratamento paisagístico com jardim e uma pérgola,(1) o que fez com que, mesmo antes da inauguração, as pessoas já tenham começado a frequentá-lo.
O novo espaço é bem-vindo no Guará, região conhecida por ter um alto índice de moradores já na terceira idade. Segundo a administração, 30% dos 138 mil habitantes locais pertencem a essa faixa etária. O diretor de edificações da Novacap, José Alves de Melo, explicou que a intenção do órgão é instalar novos pontos em todo o Distrito Federal durante este ano. Para tanto, ele lembra, as administrações regionais devem disponibilizar o espaço e entrar em contato com a empresa para a realização da obra. O investimento mínimo é de, aproximadamente, R$ 14 mil. ;O valor varia de acordo com o espaço utilizado e o número de equipamentos. Tem também o paisagismo. A instalação de um PEC revitaliza a área;, explicou.
Somente no ano passado, a Novacap construiu cinco espaços de exercícios e convivência para a terceira idade. Os equipamentos foram instalados na Fercal, em Sobradinho 2, em Planaltina e dois deles divididos entre a Vila Cauí e na Metropolitana (Núcleo Bandeirante). O administrador do Guará, Joel Alves, explicou que a região administrativa ainda receberá PECs no CCI da Vila Lucio Costa, na QI 2 do Guará I e na QE 42 do Guará II.
Para Joel, o investimento na terceira idade recebe uma atenção especial na região administrativa. Segundo o administrador, os PECs representam melhoria na qualidade de vida dos idosos e de toda a população. Ele garantiu, ainda, que continuará investindo nessa parcela dos moradores do Guará. ;Selecionamos locais estratégicos. Os idosos que fazem ginástica no estacionamento do CCI estarão bem-servidos. Ele fica em frente a um ponto de encontro da terceira idade. São locais bem-vindos para a sociedade;, destacou.
Usuários
O presidente da Associação da Terceira Idade do Guará, Paulo de Souza, 81, comemorou a iniciativa. Feliz, disse que toda a população do Guará sairá ganhando com os aparelhos de ginástica. Mas o aposentado atenta que agora é preciso dar segurança ao local, para que não quebrem os aparelhos. Ele lembrou ainda que a população mais jovem irá, no futuro, usufruir dos equipamentos. ;Seria bom se houvesse uma dessas em cada bairro. Precisamos de investimento para chegarmos aos 100 anos.
A obra é bonita, o espaço é agradável e ainda temos uma academia gratuita;, brincou.
O aposentado Rivaldo Silva,74, também elogiou a novidade, mas disse que essas iniciativas deveriam ser mais divulgadas na sociedade, para estimular o uso e a construção de novas PECs. Para Rivaldo, falta investimento para a terceira idade, que muitas vezes fica desamparada pelo governo e pela sociedade. ;Muitas vezes somos esquecidos. Quando tomam essas medidas, como a criação desse espaço, nos sentimos mais valorizados. É muito benéfico;, admitiu.
E não foram só os idosos que começaram a se exercitar nos equipamentos ainda não inaugurados. Os estudantes Philipe Paxeco, Denner Apolinário e Ian Ferreira, todos com 15 anos, já praticam exercícios físicos no PEC desde o início da semana passada. Eles gostaram do espaço que, em sua avaliação, beneficia a terceira idade, mas serve para todo mundo. ;É um lugar legal. Nós corremos no calçadão, paramos aqui durante meia hora e depois completamos o percurso;, contou Philipe. ;Eu descobri o lugar e chamei meus amigos;, disse Ian. ;Será bom se o governo investir mais nesse tipo de iniciativa;, completou Denner.
1 - Cantinho de sombra
Trata-se de uma estrutura própria para o plantio de trepadeiras. Geralmente de madeira, também pode ser feita de alvenaria e é muito utilizada em paisagismo
Em números
# População do Guará:138 mil moradores
# População local de idosos de acordo com a administração da cidade: 30%
# Segundo a Novacap, o custo mínimo de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC) é de, aproximadamente, R$ 14 mil
# O PEC do Cave conta com 10 equipamentos de ginástica com 25 lugares