O serviço itinerante do Instituto de Defesa do Consumidor (IDC/Procon) do Distrito Federal, o Procon Móvel, está na Rodoferroviária de Brasília desde a manhã desta terça-feira (29/12). Os fiscais presentes no local checam o horário de saída dos ônibus e o tempo de espera dos passageiros nas filas.
Desde que o atendimento foi iniciado, já passaram cerca de 25 pessoas pelo ônibus do Procon. Segundo o gerente da fiscalização no local, Iuri de Brito Pereira, o principal objetivo é esclarecer dúvidas aos usuários de ônibus interestaduais e assegurar seus direitos. ;Estamos com uma função mais educativa que de fiscalização;, explica.
Os passageiros devem ficar atentos à reserva de vagas para usuários idosos, o reembolso em no máximo 30 dias, e com a correção monetária, no caso de cancelamento da viagem e 50% de desconto na compra de passagens de idosos de baixa renda. Os idosos com renda inferior a dois salários mínimos também devem ter assentos gratuitas asseguradas, desde que a compra seja realizada com antecedência.
Atendimento
Os servidores do Procon no local também recebem outras demandas e esclarecem dúvidas relacionadas a outras relações de consumo. Até as 17h desta quarta-feira (30/12), o Procon permanece na rodoferroviária.