Os consumidores que tiveram prejuízos financeiros por conta da falta de água no Guará têm o direito de exigir da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) o ressarcimento pelos danos. Quem se sentiu prejudicado pelo problema pode procurar o Procon para cobrar da empresa eventuais gastos decorrentes da falta de água. Quem teve que comprar galões de água para abastecer a casa, por exemplo, pode guardar as notas fiscais e apresentar à empresa. O consumidor pode procurar um dos 14 escritórios regionais da estatal ou um dos postos Na Hora. Para obter o endereço dos escritórios, basta ligar para o telefone 115.
O diretor-geral do Procon, Ricardo Pires, explica que apenas os consumidores residenciais podem registrar reclamações no órgão. ;Mas os empresários também têm o direito de exigir o ressarcimento. Para isso, devem procurar a Justiça. A maioria dos casos pode ser analisada pelos tribunais de pequenas causas;, orienta Ricardo Pires. ;O importante é que tudo esteja bem documentado. Notas fiscais que comprovem prejuízos são importantes;, acrescenta o diretor-geral do Procon.
A Assessoria de Imprensa da Caesb informou que a empresa vai analisar todos os requerimentos apresentados pelos consumidores para verificar quais tipos de ressarcimentos são possíveis. A companhia ainda não definiu se o reembolso será feito em dinheiro ou em desconto em carnês futuros. Mas a Caesb destacou que serão acatados apenas os pedidos acompanhados de documentação comprobatória.
Causas
Segundo a Caesb, o problema que causou transtornos aos moradores do Guará foi causado por uma falha mecânica em uma das válvulas redutoras de pressão. Essas peças servem para reduzir a força da água, que sai da Estação de Tratamento do Rio Descoberto, na M Norte, com alta velocidade (veja arte). Sem essa medida, as tubulações poderiam se romper.[SAIBAMAIS]
A válvula quebrou no domingo e, de acordo com estatal, a peça foi consertada às 22h do mesmo dia. Em nota oficial divulgada ontem, a empresa informou que no momento da liberação da água o registro da adutora que abastece a região travou. Somente na segunda-feira, técnicos da companhia decidiram confeccionar uma nova peça, que ficou pronta às 16h de anteontem.
A empresa informou que o abastecimento foi normalizado à 1h de ontem, mas muitos consumidores afirmam que a água só voltou às torneiras quase no início da manhã. De acordo com a Caesb, o problema só persistiu nos prédios sem reservatório extra.
Na manhã de ontem, enquanto os moradores reclamavam da falta d;água, técnicos da Caesb continuavam trabalhando no local onde ocorreu o problema ; a válvula fica instalada às margens da linha do Metrô, na altura da QE 24.