O bota fora de Natal começou. Com o objetivo de manter as vendas aquecidas mesmo depois da passagem do bom velhinho, lojistas se apressam para lançar as liquidações que todos os anos ajudam a renovar o estoque. Com letras garrafais e cores fortes, os banners anunciam nas vitrines descontos que, por enquanto, podem chegar a 50%. Mas a promessa é que, depois de 1; de janeiro, produtos sejam vendidos com preços até 80% menores. Os comerciantes deram início à temporada de promoções no último sábado. Amanhã, último dia do ano, as lojas de rua e de shopping centers funcionarão normalmente até as 17h. No dia 1;, o comércio não vai funcionar.
O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) divulgou que as vendas de dezembro cresceram 8,4% em relação ao ano passado, superando expectativas. No entanto, muitos lojistas esperavam faturar mais na semana antes do Natal e, para alcançar as metas do ano, decidiram antecipar a queima de estoque. Mesmo com a cidade esvaziada por causa do recesso de fim de ano, o comércio aposta nos turistas e principalmente nos clientes que voltam às lojas para trocar presentes ; cerca de 25% do total.
A Agittus Calçados, no Shopping Conjunto Nacional, resolveu pela primeira vez começar o saldão de Natal em dezembro. Antes, os preços só caíam depois da virada do ano. O gerente Juarez Raimundo Rodrigues explicou que quis se diferenciar da concorrência. ;Vamos limpar esse estoque para entrar no verão com tudo;, comentou ele, antes de dar exemplos de produtos cujo valor caiu pela metade: ;Essa sandália plataforma e essa sapatilha custavam R$ 39,99 e agora saem por R 19,99;. Nas liquidações, a dificuldade é encontrar todos os tamanhos e modelos disponíveis.
Vasculhando as sandálias em promoção, a educadora Cleane Oliveira, 34 anos, reconheceu ser presa fácil nessa época do ano. ;As liquidações me deixam tentadas a comprar;, disse ela, ainda antes de escolher os pares que levaria para casa. O físico Paulo Müller, 62, foi à Siberian trocar uma camisa que ganhou na noite do dia 24 e se deparou com a queima de estoque. ;Hoje, eu não vou levar nada, mas volto depois. Quando é promoção, acho que a gente tem que escolher bem, e não sair comprando só por causa do preço;, justificou.
A Siberian antecipou a liquidação mesmo com um aumento de 20% nas vendas da semana de Natal em relação a 2008. Em anos anteriores, a queima de estoque só valia a partir de 10 de janeiro. Uma camisa de R$ 99,90 ganhou, de início, somente R$ 10 de desconto. ;Não dá para baixar de uma vez, se não a gente vende tudo e aí?;, ponderou o gerente Sidney Araújo. Segundo ele, o fluxo de clientes não diminuiu muito depois do Natal. Só no último fim de semana, foram realizadas cerca de 250 trocas na loja.
A Colombo, loja de moda masculina, recebeu 26 caixas com mercadorias novas. Hoje, um caminhão cheio chegará com mais peças. Qualquer camisa ou calça sai por R$ 39,95 na liquidação de fim de ano. Um kit com um cinto, duas gravatas e duas camisas custa R$ 149,95. As prateleiras e as vitrines estão abarrotadas de roupas e acessórios para chamar a atenção de quem passa pelo corredor do shopping. ;Quem vier trocar uma camisa vai acabar levando mais duas ou três;, disse o gerente Ronaldo Ferreira Nobre.
No Park Shopping, a Luigi Bertolli também já estampou na entrada da loja a palavra liquidação. Os descontos, no entanto, ainda são tímidos. Camisas de R$ 69,90 estão saindo por R$ 59,90. A gerente Vanessa de Jesus, 21, contou que os preços vão ficar até 70% mais baratos. ;Em fevereiro, vem a coleção nova e até lá precisaremos ter liquidado tudo;, acrescentou. As promoções empolgam a administradora Rosângela Falek, 52. ;Tendo ou não tendo dinheiro sobrando nessa época, a gente dá um jeito e vai esticando até onde pode;, comentou