Na última quinta-feira (24), 173 menores que cumprem medida socioeducativa no Distrito Federal foram liberados para passar o Natal com os familiares, aumento de 100% no número de beneficiados em 2008. O prazo para o retorno dos jovens terminou às 18 horas de ontem (28) e até a manhã desta terça-feira, 59 menores ainda não haviam retornado aos centros de internação - Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (Ciago) e Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (Ciap).
O percentual, de 34%, é inferior ao registrado no ano passado, quando 38% dos beneficiados ignorou a data de retorno. A expectativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal é que os menores se apresentem a qualquer momento. Apesar disso, ainda hoje será feita a comunicação de evasão à Vara da Infância e da Juventude (VIJ) que, em seguida, acionará a Delegacia da Criança e do Adolescente, órgão responsável pela expedição de mandado de busca e apreensão. A pena para quem descumpre a regra é a perda do benefício.
A concessão de saídas especiais no final do ano tem como objetivo iniciar o processo de ressocialização dos adolescentes. Em virtude da evasão confirmada na manhã de hoje, saidão do Ano Novo foi suspenso, atendendo recomendação da VIJ.