O abastecimento de água no Guará I e II foi totalmente reestabelecido às 13h desta terça-feira (29), de acordo com a assessoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Segundo a empresa, a água voltou com força total inclusive nos prédios que estão em aréas de maior altitude, onde o abastecimento demorou mais ser reestabelecido.
[SAIBAMAIS]O incidente que durou mais de 48h deixou os moradores do Guará I e II sem abastecimento de água de domingo até esta terça. As regiões que registraram mais reclamações são as quadras 1, 5 e 4 do Guará I e as 23 e 25 do Guará II. Moradores reclamaram também que a água estava chegando com pouca força. Segundo a Caesb, agora a tarde foram registradas somente oito reclamações sobre baixa pressão nas torneiras, que devem ser resolvidas em breve. A justificativa para a baixa pressão é a formação de bolsões de ar em alguns pontos da rede hidráulica.
Apesar do abastecimento ter voltado à normalidade, a empresa alerta ainda que os prédios que não possuem reservatórios inferiores poderão demorar um pouco mais a ter água.
Problema
Mais cedo, a Caesb informou por meio de nota, que um problema mecânico em uma das válvulas redutoras de pressão que abastecem o Guará I e II afetou o fornecimento de água que teve que ser interrompido. A nota diz ainda que às 22 horas do domingo (27/12), o problema foi resolvido, mas quando a água foi liberada houve um travamento no registro da adutora que atende a população.
De acordo com a assessoria, inicialmente o fornecimento foi prejudicado por problemas em uma válvula de pressão que fica entre o Guará I e o II. A falha teria acontecido por desgaste natural da peça. A companhia não deverá ressarcir os consumidores pela falta d;água e justifica que só cobra pelo que é consumido, por isso, não deverá haver desconto.
Qualquer anormalidade no abastecimento deverá ser comunicada a Central de Relacionamento com o Cliente Caesb ; 115.