Depois de mais de 48 horas sem água, moradores do Guará I e II ainda terão de conviver com o problema até as 23h, segundo a assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Mas o prazo para a resolução do problema já foi adiado inúmeras vezes.
"Estamos sem água desde sábado (26/12) nas torneiras que a água vem da rua e hoje de manhã a caixa d'água secou. Para lavar a mão só com água mineral comprada no mercado" conta Gerson Menezes, morador da QE 4 Guará I, região que, segundo a empresa estatal, já tinha o fornecimento reestabelecido.
Ao procurar informações sobre a solução do problema, Gerson tem recebido adiamento nos prazos. "São 21h48 e nada de a água voltar. Agora eu ligo lá e só dá ocupado", reclama. Na última mudança de previsão, o horário limite passou de 21h para 23h. Segundo a assessoria da empresa estatal, a demora se deve ao processo de reestabelecimento da rede, que deve ser feito aos poucos.
Embora a resolução do problema tenha sido prometida para a tarde desta segunda (28/12), somente às 19h o problema teria sido resolvido e, às 20h, as válvulas que distribuem a água começaram a ser abertas.
Problema
Segundo a assessoria, o fornecimento foi prejudicado por problemas em uma válvula de pressão que fica entre o Guará I e o II. A falha teria acontecido por desgaste natural da peça. A companhia não deverá ressarcir os consumidores pela falta d'água e justifica que só cobra pelo que é consumido, por isso, não deverá haver desconto.