Não faltará água durante o natal para a comunidade de Engenho das Lages, região na área rural do Gama onde um desastre ambiental contaminou o córrego que a abastece cerca de 4 mil famílias. A garantia foi dada Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Segundo o órgão, 30 caminhões pipa, de 10 mil litros cada, alimentam diariamente o reservatório local.
Em nota, a Caesb diz que fornecimento de água continuará a ser por meio de caminhão pipa até a liberação Ribeirão Engenho das Lajes. O laudo deverá ser assinado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e pelo Laboratório Central da companhia.
A contaminhação do ribeirão ocorreu no dia 15 de dezembro. Fortes chuvas carregaram a emulsão asfáltica das obras de pavimentação do viaduto, em construção da BR-060, para dentro do manancial. Acionados, os órgãos responsáveis paralisaram imediatamente o abastecimento pela captação de água no local.
No dia seguinte, técnicos do Ibama e da Defesa Civil estiveram na região e embargaram a obra. A empresa responsável, ETEC Engenharia, foi multada pelo órgão ambiental e assumiu a responsabilidade de realizar a limpeza da área contaminada. O trabalho de descontaminação tive início no dia 17. Estima-se que a conclusão seja feita em 15 dias.
Após essa limpeza, o Ibama fará uma inspeção para avaliar as condições do local e, caso o serviço esteja de acordo com os padrões, liberará a área para o uso. Paralelamente, o Laboratório Central da Caesb, que monitora periodicamente o ribeirão, realizará uma análise criteriosa para garantir a qualidade da água a ser distribuída à comunidade de Engenho das Lages.