Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF realiza primeiro transplante de coração em criança de um ano e sete meses

Pela primeira vez no Distrito Federal, foi realizado transplante infantil de coração em uma criança de um ano e sete meses. A cirurgia - que durou cinco horas - foi feita nesta segunda-feira (21), no Instituto de Cardiologia do DF (IC-DF) e é considerada excelente.

Marcela, que nasceu em agosto de 2008, teve uma virose em agosto deste ano e foi internada no Hospital Regional de Sobradinho, mas seu quadro se agravou. Ela sofreu uma miocardiopatia dilatada, ou seja, o coração dilatou e perdeu a capacidade de contrair. Em setembro, ela foi transferida para o hospital particular e entrou na fila do transplante no dia 12 de novembro.

O coração veio cinco meses depois que Marcela ficou doente. Ela recebeu o órgão de uma menina de 3 anos, com tamanho e tipo sanguíneo compatíveis com os dela. A menina deve ficar mais quinze dias internada e depois poderá ir para casa. Ela mora em Arapoangas com a mãe, uma irmã de quatro meses, a avó materna e cinco tios.

Além do DF, só três cidades no Brasil realizam transplantes de coração em crianças: São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza.