O deputado distrital Rogério Ulysses foi expulso do Partido Socialista Brasileiro nesta terça-feira (22/12). Todos os seis integrantes do Diretório Regional do partido que compareceram à reunião, nesta tarde, votaram pela expulsão do parlamentar envolvido nas denúncias deflagradas pela Operação Caixa de Pandora, sobre esquema de corrupção no GDF.
Em sua defesa, o distrital apresentou ao partido um levantamento com cerca de mil páginas, contendo cópias de extratos bancários, documentos fiscais e comprovantes telefônicos referentes a 2005 e 2009. As provas, no entanto, não convenceram.
Rogério Ulysses afirmou que pretende recorrer ao Diretório Nacional do PSB para reverter a expulsão.Com a decisão, o parlamentar fica impedido de concorrer às eleições em 2010, uma vez que já foi encerrado o prazo para filiação partidária.
Democratas
Já o futuro político do deputado Leonardo Prudente no Democratas será definido nesta quarta-feira (23/12) em reunião do Diretório Regional do Partido. Na ocasião, será analisado o processo de expulsão contra o presidente licenciado da Câmara Legislativa. O distrital foi filmado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo, Durval Barbosa, guardando dinheiro, supostamente oriundo do esquema de corrução, nas meias. Para se defender das imagens, Prudente afirmou que escondeu a quantia em suas vestimentas uma vez que "não usava pasta".
Prudente tem até o final da tarde desta quarta-feira para apresentar sua defesa. O Diretório Regional do DEM tinha deixado a discussão do caso para janeiro, mas a cúpula do partido ameaçou levar o processo para a Executiva Nacional. Ao todo, 21 integrantes do DEM-DF têm direito a voto.